Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Março de 2020 | 18h49 - Actualizado em 24 Março de 2020 | 10h55

Governador quer transformar Cuito Cuanavale em zona turística

Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, disse hoje que quer transformar o município do Cuito Cuanavale em zona turística, devido ao interesse de muitos turistas, resultante da Batalha do Cuito Cuanavale, ocorrida entre 1987 e 1988 na localidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Monumento da Batalha do Cuito Cuanavale

Foto: Gaspar dos Santos

Em declarações à imprensa, no final do acto central dos 32 anos do fim da Batalha do Cuito Cuanavale, orientado pelo ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, o governador informou que o projecto da construção, pelo Governo angolano, do memorial da batalha ainda não terminou, pois faltam outras infra-estruturas.

Das infra-estruturas em falta, destacou a construção de um hotel de três estrelas, habitacões, entre outras de interesse comercial, uma vez que o desafio do Executivo é transformar o município do Cuito Cuanavale Património Mundial. " Há uma necessidade da feitura de um plano director de desenvolvimento da municipalidade", sublinhou o governador.

Júlio Bessa fez saber que, em função da batalha, se têm deslocado ao Cuito Cuanavale muitos turistas da África do Sul, que podem ser muito mais potenciados com a reabilitação da Estrada Nacional 140, que liga Caiundo a Katuitui, dando acesso à fronteira com a Namíbia e outros países da África Austral.

Para o governante, concluída a reabilitação do troço, haverá facilidade na entrada de turistas estrangeiros para o Cuando Cubango, por um lado, e, por outro, o desenvolvimento das infra-estruturas turísticas no Cuito Cuanavale haverá muito interesse no turismo nacional.

Face à dimensão histórica da Batalha do Cuito Cuanavale, Júlio Bessa convida as instituições universitárias a irem à localidade para actividades de investigação, porquanto a municipalidade está menos explorada.

O município do Cuito Cuanavale tem três comunas, designadamente Longa, Baixo Longa e Lupiri, com pelo menos 30 mil habitantes, dista a 189 quilómetros a Leste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango. A maioria da população dedica-se, principalmente, à agricultura.

Leia também
  • 23/03/2020 18:18:33

    Ministro defende divulgação da Batalha do Cuito Cuanavale na região

    Menongue - O ministro da Defesa, Salviano Sequeira, defendeu hoje que a divulgação dos feitos da Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a abolição do regime do apartheid, na África do Sul, e a independência da Namíbia, não deve ser apenas da responsabilidade do Governo angolano, mas também de todos os países da África Austral.

  • 13/03/2020 13:16:56

    Magistrado reitera combate à corrupção

    Menongue - O coordenador da região judiciária sul, sub-procurador Hernâni Beira Grande, reafirmou quinta-feira, em Menongue (Cuando Cubango), o empenho do Ministério Público no combate à corrupção, ao nepotismo e peculato, três apostas do mandato do Presidente João Lourenço que assumiu a liderança do Estado angolano em Setembro de 2017.

  • 13/03/2020 01:03:36

    Mais de 100 processos de peculato em seguimento no Cuando Cubango

    Menongue - O sub-procurador, Nelson Catombela Lima, informou, nessa quinta-feira, que a PGR no Cuando Cubango tem mais de 100 processos em curso, no âmbito do combate à corrupção, nepotismo e impunidade.