Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Abril de 2020 | 11h39 - Actualizado em 18 Abril de 2020 | 11h51

BP do MPLA reitera materialização das políticas sobre juventude

Luanda - O Bureau Político do MPLA reiterou, nesta terça-feira, a materialização das políticas sobre a juventude, sobretudo a nível do emprego, saúde, formação técnico-profissional e acesso à habitação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da sede do MPLA

Foto: Cedida

A intenção do BP do MPLA vem expressa numa declaração, por ocasião do Dia da Juventude Angolana que hoje se assinala, apesar do reajuste nas políticas económicas e sociais do Programa de Governo, forçadas pela pandemia da Covid-19

O documento refere que o desejo é continuar a garantir a participação activa e organizada dos jovens no processo de desenvolvimento político, económico, social e cultural, rumo à construção de um futuro melhor para Angola e os angolanos.

Por isso, o MPLA regozija-se com a aposta do Presidente da República, João Lourenço, nos jovens, para os desafios da Governação e do Desenvolvimento do País, apelando a esta franja da população a cultivar o espírito de amor à Pátria e de respeito pelos valores e tradições do povo.

Exorta os jovens a cumprirem as orientações dimanadas pelo Estado de Emergência e a associarem-se à campanha nacional de apoio e de solidariedade para acudir às populações vulneráveis face à pandemia da Covid-19.

No plano continental, o MPLA advoga que os estados africanos implementem medidas urgentes no sentido de desencorajar a massiva emigração de jovens, melhorando, internamente, as condições de vida e de segurança para que a juventude acredite nas potencialidades do  continente e na satisfação das suas expectativas.

Reafirma a esperança na JMPLA, encorajando-a a continuar a interpretar, cada vez mais e melhor, os anseios da juventude angolana, com realce para o incentivo do empreendedorismo e do espírito de iniciativa criativa, bem como o seu envolvimento nos grandes objectivos da democracia participativa e do desenvolvimento económico, social e cultural.

Malanje

O governo de Malanje, em mensagem sobre a data, avança que está consciente e comprometido com a formação académica e profissional da juventude, como forma de dotá-los de competências e habilidades que permitam desenvolver o seu potencial intelectual, criativo e empreendedor, rumo ao acesso a empregos dignos e dignificantes.

Refere ser imperioso prestar atenção a essa franja da sociedade, que ajuda com o seu contributo na edificação próspera das sociedades.

Segundo o documento, o governo defende a necessidade de participação da juventude, com mais entusiasmo e dedicação, nas tarefas de defesa da Pátria, da unidade nacional e da reconciliação nacional e no desenvolvimento sustentável da província e do país em geral.

O 14 de Abril,  Dia da Juventude Angolana, celebra-se em memória ao herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda, comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, FAPLA, morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.

Dada a sua combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional instituiu o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.

Leia também