Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Maio de 2020 | 17h44 - Actualizado em 22 Maio de 2020 | 10h30

Covid-19: PGR investiga gestão de fundos da pandemia

Sumbe - A Procuradoria Geral no Cuanza Sul instaurou um inquérito à gestão dos 75 milhões de Kwanzas cedidos pelo Governo central às autoridades locais para o programa de prevenção e combate à covid-19, anunciou quinta-feira, no Sumbe, o sub-procurador provincial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sub-procurador provincial do Cuanza Sul, Joaquim Macedo da Fonseca

Foto: Angop

Joaquim Macedo da Fonseca confirmou à ANGOP que o inquérito foi aberto na sequência de algumas denúncias sobre uma alegada má gestão daqueles fundos.

“Efectivamente, estão a decorrer alguns processos de inquérito como resultado de algumas denúncias que um grupo de cidadãos entendeu dirigir aos nossos serviços e que foram publicadas nas redes sociais”, salientou o magistrado do Ministério Público.

Explicou que, na sequência disso, no dia sete de Maio, foram abertos dois processos de inquérito na Procuradoria Geral da República (PGR), junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que têm a ver com a suposta má gestão de 75 milhões de Kwanzas que o Estado concedeu à província do Cuanza Sul para a prevenção da covid-19.

Segundo o sub-procurador provincial, “neste momento, decorrem diligências para se apurar se as denúncias têm ou não consistência, razão pela qual o director do Gabinete Provincial da Saúde, Felizardo Manuel, foi prestar declarações ao SIC”.

O magistrado disse não ter sido imposta qualquer medida a Felizardo Manuel, nem sequer  constituído arguido, por se estar a apurar a veracidade dos factos. Acrescentou que as  diligências da PGR serão céleres e não levarão mais de 45 dias.

Assuntos PGR   Província » Cuanza Sul  

Leia também
  • 04/04/2020 16:48:19

    Preservação da paz é tarefa de todos angolanos - diz governador

    Cuito - A preservação da paz, unidade e coesão nacional, para a salvaguarda da estabilidade política, social e económica, deve ser tarefa de todos angolanos, reafirmou, hoje (sábado), no Cuito (Bié), o governador Pereira Alfredo.

  • 03/04/2020 11:15:05

    PGR avalia soltar condenados até dois anos

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a avaliar a possibilidade de soltar os reclusos condenados até dois anos de prisão efectiva, no quadro das medidas para conter a propagação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que já fez duas vítimas mortais no país.

  • 17/03/2020 13:26:08

    Cuanza Sul: Falta de quadros condiciona celeridade processual

    Sumbe - O presidente interino do Tribunal de Comarca do Sumbe (Cuanza Sul), Ludovino Daniel, disse hoje, terça-feira, que a falta de quadros tem condicionado a celeridade na tramitação processual.