Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Maio de 2020 | 10h47 - Actualizado em 18 Maio de 2020 | 13h54

Mais de um milhão de metros quadrados em desminagem no Soyo

M'banza Kongo - Um milhão e 200 mil metros quadrados estão a ser desminados, desde Abril último, no município do Soyo, província do Zaire, para a construção da futura indústria de gás.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sapador de minas

Foto: Pedro Parente

De acordo com o oficial de ligação e informação da Comissão da Acção contra Minas na região, Lourenço Antunes, em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o trabalho está a cargo de uma ONG e já permitiu a limpeza de cerca de seis quilómetros lineares e 30 de largura.

A fábrica, com capacidade para processar 400 milhões pés cúbicos de gás natural/dia, será construída pela petrolífera ENI-Angola, à qual o projecto foi apresentado pelas autoridades governamentais locais em Fevereiro deste ano.

Conforme o responsável, para este ano, está prevista, igualmente, a desminagem dos 110 quilómetros do troço rodoviário Tomboco/Lufico/Mpala, no município fronteiriço do Nóqui.

Apontou ainda a desminagem da estrada Cabeça de Cobra/Mbinga, na comuna do Quelo (Soyo), para permitir a montagem de uma estrutura metálica sobre o rio Lukulo, como outra prioridade do seu sector para o presente ano.

De Janeiro a Março deste ano, foram desactivados, na província do Zaire, 249 engenhos explosivos não-detonados, com realce para minas antipessoais e munições diversas.

Leia também
  • 14/05/2020 21:12:16

    Zaire tem quinze áreas suspeitas de minas

    Mbanza Kongo - Mbanza Kongo - Quinze áreas suspeitas de minas estão identificadas e cadastradas na província do Zaire informou, nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, o oficia de Ligação e Informação da Comissão da Acção contra Minas na região, Lourenço Antunes.

  • 01/05/2020 11:15:26

    Fronteira fluvial com RDC será reforçada com meios

    Soyo - O comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Paulo de Almeida, assegurou, no município do Soyo, província do Zaire, o reforço, nos próximos dias, de mais meios técnicos e recursos humanos ao longo da fronteira fluvial desta região com a República Democrática do Congo (RDC).

  • 07/04/2020 13:23:25

    Governador do Zaire quer reforço nos postos fronteiriços

    Mbanza Kongo - O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, apelou nesta segunda-feira, no Soyo, aos efectivos do Ministério do Interior a redobrarem a vigilância nos postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC).