Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Junho de 2020 | 19h44 - Actualizado em 03 Junho de 2020 | 20h51

CEEAC analisa estratégia contra COVID-19

Luanda - Os membros do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) analisam quinta-feira, em vídeo conferência, na sua IX Sessão extraordinária, o Projecto de Estratégia Regional contra a covid-19, com a participação das ministras das Finanças e da Saúde, Vera Daves e Sílvia Lutucuta, respectivamente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O certame, que teve início hoje, analisou a situação política e de segurança na República Centro Africana (RCA), com base no relatório do Secretário-Geral da CEEAC, elaborado pelo Mecanismo de Alerta Rápido da África Central (MARAC).

A sessão, também por videoconferência, contou com a participação do ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e foram abordados, entre outros assuntos, a pré-selecção dos membros da Comissão da CEEAC.

De acordo com o informe a que a Angop teve acesso, foi igualmente abordado o processo de pré-eleição, que visa preencher os cargos de presidente da Comissão, função para a qual a República de Angola concorre com o embaixador Gilberto da Piedade Veríssimo, actual Secretário Executivo Adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné, e um de vice-presidente.

Existem ainda cinco vagas para comissários por preencher, designadamente para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Mercado Comum, Assuntos Económicos Monetários e Financeiros, Ambiente, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural, Promoção do Género, Desenvolvimento Humano e Social, e Ordenamento do Território e Infra-estruturas.

No encontro de hoje, segundo o documento, foi analisada a nota de informação elaborada pelo secretariado da CEEAC sobre as modalidades de organização da próxima Sessão da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEEAC.

Integram também a delegação angolana a Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e altos funcionários dos Departamentos Ministeriais convidados.

A CEEAC foi criada em Libreville, Gabão, em Outubro de 1983 e agrega Angola, Camarões, Burundi, Tchade, Gabão, Guiné-Equatorial, República Centro Africana, República Democrática do Congo (RDC), República do Congo, Ruanda e São Tomé e Príncipe.

Assuntos Política  

Leia também
  • 02/06/2020 17:01:22

    Novo governador do Uíge promete trabalho na continuidade

    Uíge - O novo governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, prometeu hoje (quarta-feira) continuar com o programa de governação da província, melhorando as condições de vida das populações.

  • 02/06/2020 14:33:23

    SME arrecada mais de AKz sete milhões para Conta Única do Tesouro

    Saurimo - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na Lunda Sul arrecadou, de Janeiro a presente data, sete milhões, 28 mil e 497 mil kwanzas para a Conta Única do Tesouro (CUT), contra 12 milhões, 557 mil e 670 AKz do igual período anterior.

  • 01/06/2020 18:12:30

    Lei da Requisição Civil responsabiliza incumprimento

    Luanda - As entidades públicas e privadas de capitais mistos que se recusarem a executar a Requisição Civil, por parte do Estado, em situações excepcionais, deverão ser responsabilizadas civil, disciplinar e criminalmente.