Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Junho de 2020 | 11h59 - Actualizado em 04 Junho de 2020 | 13h52

Governador quer regras na administração pública

M'banza Kongo - O governador do Zaire, Pedro Júlia, apelou hoje, quinta-feira, em M'banza Kongo, aos novos administradores municipais para cumprirem rigorosamente as regras da administração pública, para a implementação exitosa das acções de impacto social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pedro Júlia, governador do Zaire

Foto: Francisco Miúdo

Ao conferir posse aos novos administradores dos municípios de M'banza Kongo, N'zeto e Nóqui, nomeadamente Manuel Gomes, Augusto Tiago e Manuel António, respectivamente, Pedro Júlia afirmou que o momento é de falar menos e fazer mais, para que, de forma paulatina, se melhorem as condições de vida da população.

Os recém-empossados substituíram dos cargos Nzuzi Makiese, Casimiro Ricardo e Luís Mavambu, respectivamente, que durante cerca de três anos dirigiram os referidos municípios.

Manuel Gomes era até à data da sua nomeação administrador municipal adjunto para a área económica e financeira desta mesma localidade, enquanto Augusto Tiago exercia a função de director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos.

Manuel António era o chefe do Departamento para a Acção Social do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género.

Tomaram também posse alguns directores provinciais e novos administradores municipais adjuntos para M'banza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto e Nóqui.

Esta é a primeira mexida profunda que Pedro Júlia efectua no seu pelouro, desde que foi nomeado ao cargo de governador provincial do Zaire, em Setembro de 2018.

No seu primeiro pronunciamento à imprensa, Manuel Gomes assumiu que vai priorizar o saneamento básico, como a remoção dos focos de lixo no casco urbano e na periferia, bem como a requalificação das vias da cidade.

Adiantou que, numa primeira fase, será implementado um novo modelo de recolha e tratamento de resíduos sólidos com envolvimento das comunidades, que consistirá na criação de quarteirões em cada bairro, com o envolvimento directo dos moradores, para facilitar a remoção do lixo, enquanto se aguarda pela contratação de uma empresa especializada para o efeito.

Quanto às ruas secundárias e terciárias da localidade (maioritariamente constituídas de terra batida), o novo administrador de M'banza Kongo informou  que  serão intervencionadas no quadro do programa de reabilitação das vias urbanas do Governo Provincial do Zaire e do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Leia também
  • 02/06/2020 17:01:22

    Novo governador do Uíge promete trabalho na continuidade

    Uíge - O novo governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, prometeu hoje (quarta-feira) continuar com o programa de governação da província, para melhorar as condições de vida das populações.

  • 26/05/2020 12:24:22

    Novo procurador promete combate ao contrabando de combustível

    M'banza Kongo - O novo procurador-geral da República titular do Zaire, Francisco Martins, afirmou hoje, terça-feira, em M'banza Kongo, que o combate ao contrabando de combustível para a República Democrática do Congo (RDC) será uma das linhas de actuação do seu mandato nesta parcela do território nacional.

  • 18/05/2020 10:47:27

    Mais de um milhão de metros quadrados em desminagem no Soyo

    M'banza Kongo - Um milhão e 200 mil metros quadrados estão a ser desminados, desde Abril último, no município do Soyo, província do Zaire, para a construção da futura indústria de gás.