Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Junho de 2020 | 14h33 - Actualizado em 04 Junho de 2020 | 11h32

SME arrecada mais de AKz sete milhões para Conta Única do Tesouro

Saurimo - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na Lunda Sul arrecadou, de Janeiro à presente data, sete milhões, 28 mil e 497 mil kwanzas para a Conta Única do Tesouro (CUT), contra 12 milhões, 557 mil e 670 AKz do igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul: Insígnia dos Serviços de Migração e Estrangeiros de Angola

Foto: Tarcísio Vilela

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo chefe de comunicação institucional e imprensa do SME, Rui Venâncio, realçando que os valores resultam da emissão de passaportes e prorrogação de vistos.

Deste montante, referiu o responsável, 942 mil e 400 kwanzas resultam de multas aplicadas a dois estrangeiros acusados dos crimes de uso e porte de documentos falsos, cujos casos se encontram na Procuradoria-Geral da República (PGR) para os procedimentos legais.

Afirmou que, durante o período em referência, 44 cidadãos estrangeiros foram expulsos do território nacional, por permanência ilegal e violação da fronteira, com destaque para os da República Democrática do Congo (RDC), Mali e da Guiné Conacry.

Apontou o auxílio de cidadãos nacionais residentes nas proximidades da fronteira, bem como a existência de parentes com nomes idênticos, como factores que concorrem para a imigração ilegal na região.

Reemissão de passaportes


No mesmo período, foram emitidos e reemitidos 105 passaportes, dos quais 104 ordinários e um de serviço, 56 vistos prorrogados a favor de cidadãos estrangeiros e oito cartões de residentes.

Quanto ao período anterior, houve um acréscimo na ordem de 1.360 passaportes  nacionais, sendo que 40 outros aguardam levantamento.

Perspectivas


Rui Venâncio informou que o SME na Lunda Sul perspectiva, para o ano em curso, dentre várias acções, a capacitação dos efectivos, com vista a potenciá-los com conhecimentos técnico-científicos, para melhorarem a sua actuação, restauração da identidade institucional do órgão, reforço do pessoal no posto fronteiriço do Chiluange e aquisição de instalações para o funcionamento digno do mesmo.

Leia também
  • 03/06/2020 19:44:33

    CEEAC analisa estratégia contra COVID-19

    Luanda - Os membros do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) analisam quinta-feira, em vídeo conferência, na sua IX Sessão extraordinária, o Projecto de Estratégia Regional contra a covid-19, com a participação das ministras das Finanças e da Saúde, Vera Daves e Sílvia Lutucuta, respectivamente.

  • 02/06/2020 17:01:22

    Novo governador do Uíge promete trabalho na continuidade

    Uíge - O novo governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, prometeu hoje (quarta-feira) continuar com o programa de governação da província, para melhorar as condições de vida das populações.

  • 01/06/2020 18:12:30

    Lei da Requisição Civil responsabiliza incumprimento

    Luanda - As entidades públicas e privadas de capitais mistos que se recusarem a executar a Requisição Civil, por parte do Estado, em situações excepcionais, deverão ser responsabilizadas civil, disciplinar e criminalmente.