Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Junho de 2020 | 14h05 - Actualizado em 02 Junho de 2020 | 17h40

PR acredita embaixadores de Portugal e do Egipto

Luanda - Os novos embaixadores de Portugal e do Egipto foram acreditados esta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, formalizando a actuação dos diplomatas como representantes dos respectivos países junto do Estado angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Pedro M. Santos Pessoa e Costa novo Embaixador de Portugal acreditado em Angola

Foto: Francisco Miudo

Presidente João Lourenço recebe cartas credenciais do novo embaixador de Portugal acreditado em Angola

Foto: Francisco Miudo

Em cerimónias separadas, no Palácio Presidencial, João Lourenço acreditou os embaixadores residentes de Portugal, Pedro Maria Santos Pessoa e Costa, e do Egipto, Mohamed Safwat Ramadan Atta.

Em declarações à imprensa, o embaixador Pedro Maria Santos Pessoa e Costa afirmou que Portugal vai continuar a trabalhar com as autoridades angolanas para fortalecer a cooperação bilateral, privilegiando os sectores político, comercial, económico e empresarial.

A relação diplomática entre Angola e Portugal data de Março de 1976, e vem sendo aprofundada e consolidada com a assinatura de diversos instrumentos jurídicos, para impulsionar o intercâmbio bilateral.

Licenciado em Direito, Pedro Maria Santos Pessoa e Costa iniciou funções na carreira diplomática portuguesa em 1988, e já foi embaixador de Portugal no Panamá e na Costa Rica.

Exerceu, ainda, funções diplomáticas na CPLP, no Secretariado Ibero-Americano, assim como postos nas missões diplomáticas portuguesas em Londres e no Conselho da Europa.

Foi, igualmente, vice-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e adjunto diplomático de vários membros do Governo de Portugal.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola, com forte presença de empresas lusas nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

Já Angola é um dos principais investidores em Portugal, com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

Igualmente acreditado esta terça-feira, o novo embaixador do Egipto não prestou declarações à imprensa.

Na "folha de serviço" de Mohamed Safwat Ramadan Atta ressaltam as funções de primeiro secretário nas embaixadas do seu país na África do Sul e na Bolívia.

Angola e o Egipto dispõem de vastas reservas de hidrocarbonetos e recursos hídricos.

Leia também
  • 02/06/2020 17:00:45

    País cria condições para travar epidemias - PR

    Luanda - O Governo angolano está a criar condições de instalação de unidades sanitárias de referência, para fazer face a qualquer epidemia que possa surgir, anunciou hoje, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

  • 01/06/2020 13:31:59

    Angola e França abordam impacto económico da covid-19

    Luanda - Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de França, Emmanuel Macron, mantiveram esta segunda-feira uma conversa telefónica, tendo abordado temas actuais, com destaque para o impacto da covid-19 sobre a economia mundial e os seus reflexos em Angola.

  • 29/05/2020 15:29:06

    Íntegra do discurso do PR na reunião com a sociedade civil sobre Covid-19

    Luanda - Íntegra do discurso pronunciado nesta sexta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, no encontro com representantes da sociedade civil sobre o impacto da Covid-19 na economia e na vida das famílias.