Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Julho de 2020 | 20h36 - Actualizado em 25 Julho de 2020 | 09h38

Angola lamenta morte de Kundi Paihama

Luanda - Angola lamenta a morte do ex-ministro da Defesa Nacional Kundi Paihama, ocorrida na madrugada desta sexta-feira, numa unidade hospitalar de Luanda, vítima de doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nacionalista Kundi Paihama (arquivo)

Foto: Edilson Manuel Domingos

Na sequência da morte do nacionalista várias mensagens de condolências chegaram à Angop, nesta sexta-feira.

Entre as mensagens estão a do Presidente da República, João Lourenço, do Vice-Presidente, Bornito de Sousa, dos deputados à Assembleia Nacional, dos ministérios da Defesa Nacional, da Justiça e dos Direitos Humanos, do Interior, dos governos provinciais do Bié, Benguela, Uíge, Malanje, das embaixadas de Angola na África do Sul, Egipto, Namíbia, Marrocos e na Zâmbia, bem como dos partidos MPLA e da FNLA.

Familiares destacam trajectória de Kundi Paihama

Na Huíla, província em que nasceu Kundi Paihama, os familiares e amigos destacaram a trajectória do nacionalista. O sobrinho Vigílio Tyova considerou a sua morte uma “grande perda”.

“Deu tudo pelo país e foi pai de muitos”, vincou o também político, numa alusão ao nacionalista.

Para o general reformado Joaquim Guilherme Tchiloia, primo do malogrado, o ex-ministro da Defesa foi sempre muito querido na família e ajudou a todos.

“Na história de Angola continuará a ser uma inspiração” disse o historiador Melkiádes Abel de Kérlan. Na mesma esteira o pároco do Toco, padre Américo Gomes, destacou a veia caridosa do general reformado.

Nascido no município de Quipungo, província da Huíla, Kundi Paihama notabilizou-se em funções governamentais e nas forças armadas.

Leia também
  • 25/07/2020 09:36:24

    VPR considera Kundi Paihama "referência da sociedade"

    Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, considera o nacionalista Kundi Paihama como "referência da sociedade angolana", cujos feitos são "conhecidos e reconhecidos por todos".

  • 24/07/2020 18:40:08

    PGR apreende Centro de Hemodiálise de Benguela

    Luanda - O Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SNRA) da Procuradoria-Geral da República (PGR) determinou a apreensão de várias infra-estruturas, entre as quais o Centro de Hemodiálises edificado no recinto do Hospital Geral de Benguela e todos os seus equipamentos. ?

  • 24/07/2020 17:50:27

    AN aprova proposta de sustentabilidade das finanças

    Luanda - A Assembleia Nacional (AN) aprovou, na generalidade, esta sexta-feira, a Proposta de Lei de Sustentabilidade das Finanças Públicas, com 130 votos a favor, nenhum conta e 42 abstenções.