Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Agosto de 2020 | 13h12 - Actualizado em 14 Agosto de 2020 | 14h24

Governo analisa regime das instituições financeiras

Luanda - O Conselho de Ministros apreciou esta sexta-feira a proposta de Lei do Regime da Actividade e das Instituições Financeiras, que visa introduzir alterações estruturantes no quadro jurídico do sector e fazer um alinhamento com as práticas internacionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da República, João Lourenço preside 5º reunião do Conselho de Ministros

Foto: Cortesia/Mota Ambrosio

Presidente da República, João Lourenço preside 5º reunião do Conselho de Ministros

Foto: Cortesia/Mota Ambrosio

A apreciação do documento, que segue para discussão e aprovação na Assembleia Nacional (Parlamento angolano), decorreu numa reunião extraordinária orientada pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.

Um comunicado de imprensa emitido no final da sessão refere que o diploma visa introduzir alterações estruturantes no quadro jurídico das instituições financeiras do país e fazer um alinhamento com as práticas internacionais, tendo em vista a defesa dos direitos e interesses dos clientes.

O documento tem, igualmente, a finalidade de institucionalizar o regime jurídico de dissolução e liquidação das instituições bancárias e assegurar o acompanhamento público do processo de alienação dessas instituições.

A proposta de Lei do Regime da Actividade e das Instituições Financeiras visa a criação do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), tendo em atenção a previsão legal na qual se indica, expressamente, o Banco Nacional de Angola (BNA) como autoridade responsável pela execução da política macro-prudencial.

O comunicado avança que o BNA exercerá, para o efeito, funções de identificação, acompanhamento e avaliação dos riscos para a credibilidade do sistema financeiro, bem como a função de executor das políticas, mediante a aplicação de medidas de prevenção e de mitigação dos correspondentes riscos.

O Conselho de Ministros de Angola é um órgão de consulta do Presidente da República e integra o Vice-Presidente da República e todos os ministros de Estado e ministros.

Leia também
  • 15/08/2020 08:33:20

    PR felicita o Congo, a Coreia do Sul e Índia

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo congolês pela celebração, este sábado, do sexagésimo aniversário da Independência nacional da República do Congo.

  • 14/08/2020 13:54:30

    Tarifas de água têm nova metodologia

    Luanda - Os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no país passam a ter uma nova metodologia de cálculo das tarifas das actividades de captação, transporte, tratamento e distribuição.

  • 13/08/2020 20:56:56

    PR destaca figura do embaixador Luís de Almeida

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, considerou esta sexta-feira o embaixador Luís de Almeida, "uma das mais proeminentes figuras da nossa diplomacia".