Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Setembro de 2020 | 15h35 - Actualizado em 04 Setembro de 2020 | 15h33

Exposição abre jornada do "Herói Nacional"

Lubango - O lançamento de uma exposição literária e de Artes e ofícios marcou, nesta sexta-feira, no Lubango, Huíla, a abertura das comemorações do 98ª aniversário do primeiro presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 do corrente mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

FFeira de artes em sudação ao Dia do Herói Nacional

Foto: Belarmina Paulino

Feira de artes em sudação ao Dia do Herói Nacional

Foto: Belarmina Paulino

A exposição, com duração de três dias, está patente no largo da Sé Catedral e conta com a participação de agentes culturais da praça local entre bibliotecários e escultores.

Integra ainda estilistas que apresenta trajes africanos, peças de olaria, acessórios de beleza feitos em panos, madeira, arames, entre outras obras de arte.

Falando na abertura da exposição, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo Juventude e Desporto, Osvaldo Lunda, disse que o programa gizado não poderia deixar de estar patente este aspecto já que Agostinho  Neto foi também um homem de cultura.

O programa de actividades, explicou, reserva ainda a realização de feiras agropecuárias a nível dos 14 municípios da província, uma mesa redonda sobre a vida e obra de Agostinho Neto, uma exposição permanente, de oito a 17 de Setembro, no Museu Regional da Huíla.

Inauguração de algumas infra-estruturas a serem inauguradas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), o desporto também se fará sentir de forma virtual, com provas de xadrez.

“Vamos ter ainda uma campanha de recolha de resíduos de plástico em todo município do Lubango, como forma de ajudar na preservação do ambiente.

Leia também
  • 04/09/2020 18:14:30

    Responsável quer evolução do poder local

    Lubango - O empoderamento das comunidades e o desenvolvimento do poder local passa pela estruturação de um conjunto de sistemas e dinâmicas sociais na administração do Estado, afirmou hoje, no Lubango, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela.

  • 04/09/2020 17:05:26

    Huíla: Detidos oficiais do SIC por suspeita de extorsão

    Lubango - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, quinta-feira, na província da Huíla, dois efectivos da corporação supostamente implicados no crime de extorsão.

  • 02/09/2020 21:20:15

    Ex-PCA da Sodemat condenado a dois anos de prisão

    Lubango - O antigo presidente do Conselho de Administracção da Sociedade de Desenvolvimento do Perímetro Irrigado da Matala, Arsénio Salvaterra dos Santos, foi condenado esta quarta-feira a pena (suspensa) de dois anos de prisão, por peculato e violação de normas do orçamento.