Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Setembro de 2020 | 21h34 - Actualizado em 24 Setembro de 2020 | 21h34

Ministro saúda Guiné-Bissau pelo Dia Nacional

Luanda - O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, saudou, esta quinta-feira, o povo da Guiné-Bissau, pela celebração do seu 47º Aniversário de Independência Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em mensagem enviada à Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da República daquele país, Suzi Barbosa, o Chefe da diplomacia angolana  reafirmou o desejo de Angola de continuar a desenvolver uma cooperação mutuamente vantajosa, no concerto das Nações.

Angola e a Guiné-Bissau mantêm relações políticas e diplomáticas de longa data, que se  reforçaram com a abertura de uma Missão Diplomática da República de Angola naquele Estado africano, em 2006.

Em 2007 realizou-se, em Bissau, capital guineense, a 1ª Sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Guineense, que resultou na assinatura do Protocolo de Cooperação Económica entre os Governos dos dois países.

Mas, a implementação de um Acordo Geral de Cooperação, afigura-se de difícil execução, tendo em consideração as constantes alterações ao nível dos interlocutores guineenses, em virtude da persistente instabilidade política no país.

A comunidade angolana residente na Guiné-Bissau é estimada em 100 pessoas com registo consular, segundo dados oficiais.

A Guiné-Bissau proclamou unilateralmente a independência, a 24 de setembro de 1973.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 23/09/2020 19:39:50

    MPLA aprecia projecto de orçamento para 2021

    Luanda - O projecto de orçamento geral do MPLA para o ano de 2021 esteve em apreciação esta quarta-feira, durante a 10ª Reunião Ordinária do Secretariado do seu Bureau Político.

  • 23/09/2020 02:04:20

    PR defende investimento directo nos países em vias de desenvolvimento

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, considerou, esta terça-feira, fundamental que se encare o investimento directo nas economias dos países em vias de desenvolvimento, como "a grande equação para o seu crescimento económico".

  • 23/09/2020 01:00:07

    Discurso do PR no debate geral da ONU

    Luanda - Íntegra do discurso proferido, esta terça-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, por ocasião da 75ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).