Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Outubro de 2020 | 19h50 - Actualizado em 18 Outubro de 2020 | 19h50

Presidente da CEEAC defende construção de destinos comuns

Luanda - O Presidente em Exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ali Bongo, declarou hoje (domingo) que a única forma de tornar eficaz a integração do bloco regional é promover a construção de uma comunidade de "destinos unidos" para os povos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao discursar por ocasião da comemoração da primeira edição do Dia da Integração Regional da África Central, sob o tema: “A CEEAC na encruzilhada da Integração da África Central", Ali Bongo sublinhou que esta primeira celebração deve levar os estados a comprometerem-se em programas e projectos que vão permitir uma integração regional efectiva.


Exortou os povos da África Central, especialmente os jovens, a se apropriarem dos valores que nortearam a criação da comunidade, "pois para mim são o fermento da cidadania comunitária", indicou. Nesta perspectiva, pediu à Comissão da CEEAC para trabalhar na materialização do lema e do hino da Comunidade.

“No momento em que celebrarmos o primeiro dia da integração regional, devemos mais do que nunca ter presente o nosso desejo de fazer da CEEAC um espaço de paz, prosperidade e solidariedade”, frisou o Presidente do Gabão.

Ao concluir o seu discurso prestou homenagem aos pais fundadores da comunidade, cuja visão política tornou possível dispor deste importante instrumento de desenvolvimento que é a CEEAC.

O Tratado que estabelece a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), foi assinado a 18 de Outubro de 1983, em Libreville (Gabão).

O objectivo dos países fundadores era promover e fortalecer a cooperação harmoniosa e o desenvolvimento dinâmico e equilibrado dos Estados da África Central, a fim de melhorar as condições de vida e bem-estar dos cidadãos dos Estados membros.


 

Assuntos Cooperação   Diplomacia  

Leia também
  • 15/10/2020 14:13:31

    Angola continua empenhada na paz em África

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, nesta quinta-feira, o compromisso do país como actor importante na manutenção da paz e segurança em África.

  • 14/10/2020 21:01:22

    Angola/Cuba: Cândida Teixeira apresenta cartas credenciais

    Havana - Maria Cândida Pereira Teixeira procedeu, nesta quarta-feira, a entrega das cartas credenciais que oficializam o início das suas funções como Embaixadora de Angola junto da República de Cuba, soube a Angop a partir de uma nota informativa da Embaixada de Angola naquele país caribenho.

  • 13/10/2020 17:12:17

    Angola e Namíbia reforçam cooperação

    Cuito - Angola e Namíbia manifestaram a intenção de reforçar a cooperação nos domínios da agricultura, pecuária, estradas, turismo e outros, com vista a alavancar a economia dos respectivos países.