Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

19 Março de 2008 | 12h20

Hospital do Dange aumenta capacidade de internamento

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hospital do Dange, Uíge

Foto: Foto Angop

Uíge, 19/03 – O Hospital Municipal do Dange, 40 quilómetros da sede provincial do Uíge, vai aumentar a sua capacidade de internamento de 30 para 60 pacientes a partir de Abril deste ano, altura prevista para a conclusão dos trabalhos de reabilitação, ampliação e modernização das suas infra-estruturas.

Iniciadas em Janeiro deste ano, os trabalhos, a cargo de uma construtora local, consistem na criação de uma sala de partos com capacidade para 10 camas, uma sala de urgência, um laboratório clínico, uma farmácia, área administrativa e um jango de aconselhamento.

Em declarações à Angop no local, o encarregado da obra, Santos Miguel, disse que os trabalhos decorrem a bom ritmo e contam com a participação de 15 trabalhadores, na sua maioria jovens locais.

Contactado pela Angop, o chefe-adjunto da repartição local da Saúde, Miguel Canbungo, disse que a reparação da instituição hospitalar vai melhorar a prestação dos serviços sanitários na circunscrição, bastante afectada por doenças como paludismo, doenças diarréicas e respiratórias agudas.

Para conter o ritmo das enfermidades, o responsável disse que as autoridades sanitárias locais têm realizado um amplo trabalho de sensibilização da população sobre a prevenção das doenças, bem como a importância dos cuidados básico de higiene do meio.

Neste momento, de acordo com a fonte, os serviços de saúde da circunscrição estão a ser feitos num local provisório, até a conclusão das obras do hospital municipal.

Enquadrada no Programa de Investimentos Públicos 2007/2008, a infra-estrutura está localizada no centro da vila do Quitexe, sede municipal, e ocupará uma área de 282 metros quadrados.

Com uma população estimada em 31 mil e 889 habitantes, divididos em três comunas, o município do Dange conta com um centro médico e três postos de saúde.