Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

20 Março de 2008 | 11h18

Uíge: Mais de 300 crianças do Puri inseridas no sistema de ensino

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uíge, 20/03 – Trezentas e 84 crianças do município do Puri, 94 quilómetros da sede provincial do Uíge, foram enquadradas no presente ano lectivo, com a entrada em funcionamento de uma escola do primeiro nível, construída e apetrechada pelo Governo, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2007/2008.

Localizado no centro do município, a unidade escolar comporta seis salas de aulas com capacidade de 32 alunos cada, dois balneários, uma área administrativa com quatro gabinetes, biblioteca, posto médico, cantina e uma área desportiva multiuso.

Construída no quadro de um projecto do governo provincial local visando diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino, a empreitada compreendeu ainda a edificação de seis casas para professores.

Falando à Angop, o administrador municipal do Puri, Vieira Victor, disse que a nova escola chegou num momento oportuno porque vai diminuir o número de crianças fora do sistema escolar na circunscrição.

"À semelhança do que acontece em outros pontos da província, fruto do clima de paz reinante no país, o município do Puri tem registado o aumento de número de criança em idade escolar, daí a importância de haver mais infra-estruturas de ensino para responder as exigências de momento", disse.

O responsável indicou que o esforço empreendido pelo Governo na construção, reabilitação e ampliação de escolas tem permitido reduzir o número de petizes fora do ensino.

Neste momento, de acordo com Vieira Victor, estão em construção na localidade, desde Janeiro deste ano, quatro escolas do primeiro e segundo níveis, bem como a criação de 10 novas salas de aulas nas aldeias do Bendo e Kimbugalau.

Sem avançar o número de alunos matriculados neste ano lectivo, o responsável disse que o seu município conta com 47 escolas do I, II e III níveis.

Com uma extensão de mil 232 quilómetros quadrados, a localidade tem uma população estimada em 50 mil habitantes, de 65 aldeias.