Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

09 Maio de 2011 | 19h24 - Actualizado em 09 Maio de 2011 | 19h23

Comuna de Xá Cassau com novas pontes metálicas

Lunda Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dundo - Duas pontes metálicas sobre os Txicapa e Tembo foram inauguradas, neste fim de semana, na comuna de Xá Cassau, município de Lucapa, província da Lunda Norte, pelo governador Ernesto Muangala.

A ponte sobre o rio tem 27 metros de comprimento e quatro de largura, enquanto a sobre o rio Tembo possui 12 metros de comprimento e igualmente quatro metros de largura. As duas pontes têm capacidade de 35 toneladas.

Os empreendimentos encontram-se ao longo da estrada que dá acesso à sede comunal.

Falando à Angop, o director provincial das Obras Públicas, Emiliano Ferrão, adiantou que a execução das obras orçadas em mais de dez milhões de kwanzas) incluiu a abertura do troço.

Anunciou para breve a inauguração de uma outra nova ponte sobre o rio Lwele para garantir a circulação com outras localidades até à província vizinha da Lunda Sul.

Disse que a construção da ponte se encontra na fase conclusiva e aguarda-se pela reabilitação do troço, além da colocação dos solos nas suas extremidades, entre outros trabalhos.

O administrador municipal de Xá Cassau, Joaquim Quipungo, salientou que a infra-estrutura vai proporcionar a circulação de cidadãos e mercadorias, assim como contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico da região.

Nesta sexta-feira foram inauguradas uma escola primária, com quatro salas de aulas, na sede da comuna de Xá Cassau, três outras salas de aulas anexas a uma escola na vila de Lucapa e uma casa para o administrador comunal de Camissombo, todos no município de Lucapa.

Lucapa localiza-se no sul da província e dista a 150 quilómetros do Dundo (capital da região). É constituída pelas comunas de Camissombo, Capaia, Lucapa (sede) e Xá Cassau.   

Leia também
  • 06/10/2018 13:21:18

    Obras na EN-225 concluídas em Dezembro

    Dundo - A Direcção da Empreiteira Griner prometeu, sexta-feira, na Lunda Norte, concluir até Dezembro, as obras em curso nos 26 quilómetros da EN-225, retomadas em Junho deste ano.

  • 13/08/2018 16:23:01

    Chuva obriga criação de estrada alternativa no Dundo

    Dundo - A via alternativa à Estrada Nacional 180, interdita em consequência da chuva torrencial de sexta-feira, na cidade do Dundo, começou a ser melhorada esta tarde para permitir o trânsito de veículos pesados entre aquela cidade e a vila de Nzaji.

  • 25/07/2018 12:13:33

    Obras paralisadas na Lunda Norte serão retomadas este ano

    Dundo - As obras do Programa de Investimentos Públicos (PIP) na Lunda Norte, paralisadas desde 2014 por falta de financiamento, serão retomados este ano, informou segunda-feira, no Dundo, o governador provincial, Ernesto Muangala.

  • 16/08/2017 08:09:51

    Manutenção das centralidades, prioridade dos gestores - ministra

    Dundo - A ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, chamou atenção ao desafio que se apresenta às entidades públicas para a gestão e manutenção das novas cidades criadas pelo país.