Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

27 Janeiro de 2014 | 17h29 - Actualizado em 27 Janeiro de 2014 | 17h28

Cunene: Troço Xangongo/Calonga beneficia de obras de reabilitação

Ondjiva -A via que liga a comuna de Xangongo, município do Ombadja, à comuna de Calunga, município do Cuvelai, na província do Cunene, está beneficiar de obras de reabilitação, com vista a tornar o trafego mais fluído e seguro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o técnico da encarregue pela empreitada, Gustavo Cambinda, que prestou a informação hoje (segunda-feira) à Angop, a obra encontra-se na fase de colocação de passagens hidráulicas nos pontos considerados críticos, que na primeira fase abrange 51 quilómetros, partindo do quilómetro 27 (Peu Peu) à sede de Calonga.

Segundo ele, a empreitada contempla ainda a instalação de 36 passagens hidráulicas, cujos trabalhos terminam no primeiro trimestre do ano em curso, para posterior terraplenagem da via.

Por sua vez, o administrador comunal de Calunga, Matias Vesse-Vesse, disse que a obra enquadra-se do programa de recuperação das vias secundárias e terciárias da região.

Com a reabilitação e alargamento do troço, o governo pretende tornar a via mais fluída e segura, tendo em conta a sua importância para o desenvolvimento socio-económico da região.

“Uma das preocupações com quem a nossa população sempre se debateu é a questão da estrada e hoje assistimos homens e máquinas a trabalharem para ligar a sede comunal à vila de Xangongo", frisou.

A comuna de Calunga, situa-se a 136 quilómetros a oeste da sede de Mukolongodjo, capital do Cuvelai, conta com uma população estimada em 10 mil habitantes, distribuídos em seis povoações é e potencialmente rica em recursos hídricos, o que facilita a actividade agrícola.

Leia também
  • 12/11/2018 15:16:06

    Ruas de Ondjiva reabiltadas em 2019

    Ondjiva - A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, beneficia, em 2019, da requalificação das estradas - anunciou o governador Vigílio da Ressurreição Tyova.

  • 11/11/2018 11:33:18

    Inaugurado troço de 9 km até à centralidade da Eywa

    Lubango - Depois de seis meses de construção do troço que liga a avenida 4 de Fevereiro, via - expresso que liga a zona do aeroporto à centralidade da Eywa, no município do Lubango, com nove quilómetros, foi inaugurada hoje, domingo, pelo governador da Huíla, Luís da Fonseca Nunes, no âmbito dos 43 anos de independência nacional.

  • 01/11/2018 11:16:19

    Degradação da via Mussende /Cangandala preocupa automobilistas

    Sumbe - Os automobilistas que circulam na estrada Mussende/Cangandala manifestaram-se hoje (quinta-feira) preocupados com o estado de degradação da via, por estar a criar constrangimentos à circulação.

  • 31/10/2018 13:40:02

    Ravina pode cortar estrada Cucumbi-sede do Cacolo

    Cacolo - O alastramento da ravina entre a comuna do Cucumbi e a sede municipal de Cacolo, província da Lunda Sul, pode cortar a estrada entre a duas localidades, o que faz a população solicitar a contenção urgente.