Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Julho de 2017 | 16h19 - Actualizado em 14 Julho de 2017 | 16h19

Lunda Sul: Administração de Saurimo vai requalificar vias estruturantes

Saurimo - A requalificação e construção de vias estruturantes e pontes constam do programa de acção da administração municipal de Saurimo para facilitar a mobilidades dos munícipes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidade de Saurimo

Foto: António Escrivão

Em declaração hoje (sexta-feira) à imprensa, o director municipal do Gabinete de Estudos e Planeamento de Saurimo, João Rombo, fez saber que constam igualmente do programa a construção de escolas, postos de saúde, centros infantis, redes de energia, água e saneamento básico e esquadras nos bairros com maior aglomerado populacional.

No que toca ao sector da agricultura, o responsável disse que fazem parte das acções a construção de infra-estruturas de apoio à produção agro-pecuária, criação de circuito de apoio de cadeia produtiva, turísticas, promoção da agricultura intensiva e mecanizada e garantia da assistência técnica aos camponeses.

A promoção do turismo rural, formação de guias turísticos, financiamento de projectos de iniciativa pública/privada, permitindo o desenvolvimento económico do município, constam igualmente no programa.

João Rombo apontou como parte do designo da administração o reforço do programa de alfabetização, a promoção de formação socioprofissional, de modos a garantir o desenvolvimento humano, incentivos eficazes para a atracção do empresariado nacional e estrangeiro, bem como a expansão do programa de merenda escolar e a colocação de pontes sobre os rios Sombo e Chihumbwe.

A cidade de Saurimo é limitada a Norte pelos municípios de Lucapa e Cambulo, a Este pela República Democrática do Congo, a Sul pelo município de Dala e a Oeste pelos municípios de Cacolo e Lubalo. É constituído pelas comunas de Saurimo, Mona Quimbundo e Sombo, tendo 140 aldeias, das quais 61 já unificadas e 16 povoações.

O município tem 423 mil 548 habitantes.
 

Leia também