Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

19 Dezembro de 2018 | 05h20 - Actualizado em 19 Dezembro de 2018 | 10h40

Huíla reabilita estradas municipais em 2019

Chicomba - O governo provincial da Huíla anunciou, nesta terça-feira, que vai reabilitar as estradas municipais, a partir de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Luís Nunes - governador da província

Foto: José Filipe

Nesse processo, será dada atenção especial às estradas que ligam Caconda-Chicomba (53 quilómetros), Chicomba-Quipungo (105) e Cuvelai-Matala (45 quilómetros), de acordo com o governador provincial, Luís Nunes.

Ao falar no conselho municipal de auscultação e concertação social, para avaliação do Programa de Desenvolvimento Económico da região, que dista a 220 quilómetros do Lubango, não avançou o orçamento para este fim, mas assegurou que o objectivo principal é restabelecer a ligação entre os maiores centros de produção.

Em relação à reabilitação da mini-hídrica de Chicomba, sublinhou que vai arrancar em Abril do próximo ano, visando gerar energia e fomentar a produção de cereais, tubérculos e hortícolas, contribuindo igualmente nas acções do governo de combate à pobreza.

A infra-estrutura está localizada na sede municipal, sobre o rio Cuvundje, e vai produzir cerca de 300 kw de energia, bem como bombear água para as lavouras a jusante, através da instalação de uma turbina.

A reabilitação começou há três anos, mas as obras paralisaram por falta de verbas. Admitiu que, ainda esta semana será efectuado um estudo de viabilidade sobre os valores a investir para que as obras arranquem.  

O município de Chicomba dista a 220 quilómetros a Norte do Lubango.

Leia também
  • 17/12/2018 13:23:03

    Nóqui pode ficar isolado do resto da província por mau estado da estrada

    Mbanza Kongo - A vila fronteiriça do Nóqui, 165 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, pode, nos próximos dias, ficar isolado do resto da província do Zaire, devido ao estado avançado de degradação da estrada que dá acesso à circunscrição, informou nesta segunda-feira, o administrador municipal, Luís Cumba Mavambu.

  • 15/12/2018 15:53:26

    Estrada Luau/Cazombo reabilitada a partir de Janeiro

    Luena - A reabilitação da estrada que liga a sede municipal do Luau e Cazombo (Alto Zambeze), numa extensão de 177 quilómetros, arranca em Janeiro de 2019, anunciou hoje, sábado, no Luena, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida.

  • 14/12/2018 17:01:22

    Obras das infra-estruturas integradas do Lubango cumpridas em 43% de execução física

    Lubango - As obras das infra-estruturas integradas da cidade do Lubango, capital da Huíla, acabadas de completar um ano, estão em 43% de execução física global, representando 25 quilómetros de ruas asfaltadas, de um total de cem previstos, soube hoje a Angop, nesta cidade.