Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Dezembro de 2018 | 15h54 - Actualizado em 14 Dezembro de 2018 | 19h47

Inaugurada ponte sobre rio Luachimo

Saurimo - A ponte de betão sobre o rio Luachimo, com capacidade para mais de 200 toneladas, foi inaugurada esta sexta-feira pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, no troço rodoviário Saurimo/Luena, na Estrada Nacional 180.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Tavares de Almeida, Ministro da Contrução e Obras Públicas

Foto: Gaspar dos Santos

As obras da infra-estrutura tiveram a duração de sete meses. A referida ponte possui  52 metros de comprimento, 11, 70 de largura e duas faixas de rodagem com 3,5 metros cada.

Na ocasião, Manuel Tavares disse que a construção da ponte enquadra-se no programa de reabilitação da Estrada Nacional 180, que permite a ligação rodoviária entre Saurimo/Dala e Saurimo/Luo, interrompida em 2015 por questões técnicas e financeiras.

Informou que o troço Saurimo/Dala será alargado numa extensão de 80 quilómetros, ao contrário dos 33 km previstos.  No itinerário Saurimo/Luo,  com cerca de 80 quilómetros, serão asfaltados 20.

Assegurou que a conclusão das obras estão previstas para Outubro de 2019, acrescentando que desde o reinício das empreitadas dos referidos troços, em Agosto de 2017,  já foram feitos trabalhos nas camadas da sub-base e base, para posterior reposição do tapete asfáltico.

Para além da asfaltagem, a empreitada contempla ainda o alargamento das vias de seis para nove metros de largura, nos dois sentidos (Saurimo/Dala e Saurimo/Luo), bem como a colocação de sinalização horizontal e vertical.  

Desde o início das obras de reabilitação do troço Saurimo/Dala, em 2008,  já foram asfaltados mais de 60 quilómetros, dos 160 previstos.  No troço Saurimo/Luo, fronteira com a Lunda Norte, com cerca de 80 quilómetros, foram concluídos 60.

Por seu turno, o governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que a entrada em funcionamento da ponte e o término da reabilitação da Estrada Nacional 180, vai intensificar, dinamizar e impulsionar a diversificação da economia na região, porque vai atrair investidores de diferentes ramos ao leste de Angola.

Por este facto, exortou o empreiteiro para se empenhar na conclusão dos trabalhos, nos prazos estabelecidos, visando garantir uma circulação mais confortável e segura aos cidadãos.

A Estrada Nacional 180 possui  643 quilómetros e liga as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico (leste do país).

Leia também
  • 02/02/2019 13:22:51

    Governador da Lunda Sul quer celeridade na execução das obras sociais

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, exigiu hoje (sábado), em Saurimo, mais celeridade dos empreiteiros a quem foram adjudicadas as obras de construção de várias infra-estruturas de impacto social na regão, para que sejam entregues nos prazos estabelecidos nos contratos a fim de rapidamente beneficiar os utentes.

  • 20/12/2018 16:17:45

    Bairros circunvizinhos à Catoca vão ser requalificados

    Saurimo - Os bairros circunvizinhos à Sociedade Mineira de Catoca serão requalificados a partir do primeiro trimestre do ano 2019, a fim de proporcionarem melhores condições de habitabilidade aos seus moradores, financiados por esta empresa diamantífera.

  • 13/11/2018 13:39:55

    Bairros circunvizinhos à Catoca requalificados

    Saurimo - Os bairros circunvizinhos à Sociedade Mineira de Catoca serão requalificados a partir de Dezembro do ano em curso para permitir a implementação de projectos socioeconómicos, financiados por esta empresa diamantífera.