Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

18 Dezembro de 2018 | 17h21 - Actualizado em 18 Dezembro de 2018 | 18h21

Ponte sobre rio Mpazo corre risco de desabar

Mbanza Kongo - A ponte sobre o rio Mpozo, na estrada que liga a cidade de Mbanza Kongo com o município do Nóqui, província do Zaire, pode ruir a qualquer momento, devido ao estado avançado de degradação em que se encontra, informou nesta terça-feira, o administrador municipal, Luís Cumba Mavambu.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Erguida no tempo colonial, a estrutura de betão armado foi reabilitada em décadas de 1990 e pelo tempo de vida útil, aliado ao excesso de carga que por ali passa, a ponte apresenta fissuras em quase todos os lados, segundo o administrador municipal, que solicita uma intervenção urgente das entidades competentes para se evitar o pior.

“É uma ponte muito antiga e a cada dia que passa vai se degradando, a julgar pela carga excessiva de camiões que escalam a vila do Nóqui em trânsito para a província de Cabinda, passando pelo território da República Democrática do Congo”, realçou.

Segundo o administrador, enquanto se aguarda pela reabilitação definitiva da estrada Mbanza Kongo/Nóqui, num percurso de 165 quilómetros, trabalhos paliativos deveriam ser desenvolvidos nos troços mais críticos, incluindo algumas pontes existentes ao longo da via para melhorar a circulação rodoviária entre as duas localidades.

Com uma extensão de cinco mil e 572 quilómetros quadrados, o município do Nóqui tem uma população estimada em 23 mil e 880 habitantes distribuídos pelas comunas de Lufico, Mpala e Sede.

Assuntos Pontes   Província » Zaire  

Leia também
  • 17/12/2018 13:23:03

    Nóqui pode ficar isolado do resto da província por mau estado da estrada

    Mbanza Kongo - A vila fronteiriça do Nóqui, 165 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, pode, nos próximos dias, ficar isolado do resto da província do Zaire, devido ao estado avançado de degradação da estrada que dá acesso à circunscrição, informou nesta segunda-feira, o administrador municipal, Luís Cumba Mavambu.

  • 30/11/2018 11:49:14

    Iniciam trabalhos de montagem da ponte sobre o rio Luangu

    Mbanza Kongo - Os trabalhos de montagem da ponte metálica sobre o rio Luangu, que delimita o município do Cuimba (Zaire) com o de Maquela do Zombo, província do Uíge, iniciaram esta sexta-feira, segundo deu a conhecer o administrador municipal, Simão Kwanzambi.

  • 29/11/2018 11:57:00

    Automobilistas pedem retomada das obras da estrada Mbanza Kongo/Lukunga

    Mbanza Kongo - Os automobilistas que circulam na estrada nacional 120 que liga a cidade de Mbanza Kongo (Zaire) à localidade de Lukunga, província do Uíge, numa extensão de 111 quilómetros, solicitaram nesta quinta-feira a necessidade da retomada das obras deste troço rodoviário paralisadas em Abril do ano em curso.