Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Março de 2018 | 15h51 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 15h51

Lunda Norte: Sistemas de abastecimentos da água concluídos em Agosto

Dundo - O director nacional das Águas, Lucrécio Costa, garantiu hoje (quarta-feira), no Dundo (Lunda Norte), que a construção dos sistemas de abastecimento da água em cinco sedes municipais desta província terminam em Agosto deste ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que o sistema vai beneficiar 128 mil pessoas, sendo 80 mil no Lucapa, 31 mil em Xá Muteba, quatro mil e 400 no Cuilo, três mil no Lubalo e mil 600 habitantes no município Tchitato.

Explicou que o maior desafio para o sector na província é o aperfeiçoamento da capacidade de gestão, operação e manutenção dos sistemas de água da cidade do Dundo.

"No sector das águas, temos primeiro que aperfeiçoar a capacidade de gestão, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de águas da cidade do Dundo", afirmou.

O responsável diz ser necessária a optimização de recursos para ter o sistema numa condição sustentável, ou seja os custos de operação têm que ser recuperados, apelando os beneficiários a cumprirem a sua obrigação pagando o consumo da água.

Sublinhou que as obras decorrem com normalidade nestas sedes municipais, que dentro de seis meses terão novos sistema de abastecimento de água.

 Apontou outros projectos de construção de sistemas de água para os municípios de Capenda Camulemba, Caungula, Cuango e a localidade de Cafunfo, cujas obras devem arrancar dentro de três meses. 


 

Leia também
  • 03/11/2018 14:02:52

    Asfaltagem do troço que dá acesso a Escola Politécnica inicia este mês

    Luena - As obras da asfaltagem da estrada que liga a cidade do Luena à Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no sentido leste, começam este mês (Novembro), anunciou hoje, sábado, o vice-governador provincial para o sector político, económico e social, Carlos Alberto Masseca.

  • 02/10/2018 18:34:06

    Inquilinos recusam-se ocupar casas nos projectos habitacionais

    Ndalatando - Arrendatários das casas sociais, construídas durante a primeira fase do programa de edificação de 200 fogos habitacionais em nove dos 10 municípios da província do Cuanza Norte, recusam habitar nelas, por falta de serviços sociais básicos, como energia eléctrica, água, saneamento básico, postos de saúde e escolas.

  • 15/09/2018 22:20:30

    Moxico: Governador lança primeira pedra para construção de três projectos de impacto social

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba lançou hoje, sábado, no Luena, a primeira pedra para construção de uma passagem hidráulica sobre o rio Luena, a Escola primária do bairro Kwenha, bem como a asfaltagem da estrada que liga a cidade à Escola Superior Politécnica do Moxico.

  • 28/08/2018 22:16:54

    Estrada Lucala/Samba Caju beneficia de trabalhos de tapa buracos

    Ndalatando - Cerca de 40 dos 60 quilómetros de estrada, que liga Lucala ao Samba Caju, na província do Cuanza Norte, estão a ser intervencionadas, numa operação de tapa buracos, visando a melhoria da circulação no referido troço, apurou esta terça-feira à Angop.