Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

10 Junho de 2018 | 11h40 - Actualizado em 10 Junho de 2018 | 11h40

Fórum recomenda actualização das informações geodésicas e cartográficas da província

Caxito - O fórum provincial das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, realizado em Caxito, recomendou ao Instituto Geodésico Cadastral de Angola (IGCA) a organizar o cadastro de terrenos concedidos, actualizar as reservas fundiárias e uniformizar os softwares de informações geodésicas e cartográficas da província do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Segundo o comunicado final do encontro que a Angop teve acesso hoje, domingo, os participantes sugeriram que para efeitos de cadastro, só deverão ser válidos croquis elaborados pelo IGCA e esta instituição deverá igualmente realizar formações de técnicos em matérias de cartografias e geodesia a nível das administrações municipais.

Recomendou-se que as famílias possuidoras de terrenos efectuem a sua legalização juntos das entidades competentes, nos termos da Lei de Terras, sob pena do Estado, chamar a sua esfera privada e, em caso de expropriação por utilidade pública, o Estado deve indemnizar o expropriado de forma pronta e justa, desde que este exerça sobre o terreno em causa, uma posse titulada.

Relativamente aos problemas das infraestruturas do sector 1 do Panguila, o Gabinete de Infraestrutura e Serviços Técnicos do Bengo deve impulsionar a criação de um programa de melhoramento das infraestruturas.

O fórum recomendou à Administração municipal do Dande a realização de um estudo alinhado ao sistema do ordenamento territorial criado pela Lei do Ordenamento do Território e Urbanismo (LOTU) a elevação do Panguila à uma categoria compatível com a sua densidade populacional.

O Fórum Provincial dos Serviços Técnicos abordou a organização do sistema de ordenamento territorial criado pelo LOTU angolano, paradigma de elaboração de planos de ordenamento do território e urbanismo, diploma Base do Ordenamento do Território e Urbanismo, cadastro de Terra a nível da província, a gestão e manutenção das infraestruturas e obras públicas
 

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 25/10/2018 15:58:32

    Arrancou reabilitação da vila de Kibaxe

    Caxito - As obras de reabilitação da vila de Kibaxe no município dos Dembos, província do Bengo, arrancaram esta semana e foram visitadas quarta-feira pela governadora do Bengo, Mara Quiosa.

  • 05/09/2018 16:28:52

    Dificuldades financeiras condicionam reabilitação das ruas no município do Ambriz

    Caxito - A reabilitação dos sete quilómetros de estrada e a asfaltagem das principais artérias da sede do município do Ambriz, província do Bengo, está condicionada a componente financeira, na sequência das dificuldades actuais do país.

  • 04/09/2018 15:39:02

    Reabilitação das ruas de Kibaxe orçada em mais de 300 milhões de Kwanzas

    Caxito - Trezentos e dois milhões de kwanzas vão ser investidos na reabilitação de sete quilómetros de estradas, dos 17 previstos, das principais ruas de Kibaxe, sede municipal dos Dembos, província do Bengo, com vista a facilitar a circulação de pessoas e bens.

  • 13/08/2018 14:52:59

    Ruas do Panguila em reabilitação

    Caxito - As ruas do complexo habitacional do Panguila, no município do Dande, província do Bengo, que se encontram degradadas, estão a ser intervencionadas.