Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

03 Agosto de 2018 | 22h39 - Actualizado em 03 Agosto de 2018 | 22h39

População do Kirindo pede construção de ponte

Caxito - Moradores da localidade do Kirindo, que dista quatro quilómetros de Caxito, solicitaram à administração municipal do Dande a construção de uma ponte metálica para permitir a travessia sobre o rio Dande.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O pedido foi feito pelo soba das Mabubas, António Mateus Leão, durante um encontro do Conselho comunal das Mabubas de Auscultação e Concertação Social.Disse que a falta de uma ponte tem dificultado a vida das famílias camponesas, dos funcionários públicos e estudantes, que para saírem do Kirindo utilizam pequenos barcos rudimentares sob os riscos de tombarem no rio Dande.

O rio é muito temido pela comunidade devido à presença constante de jacarés, que muitas vezes ficam na orla do rio pelas manhãs.

Por seu turno, o presidente da comissão de moradores do bairro do Kirindo, Pedro Julião Neto, disse que instalação de uma ponte beneficiará não só a população do Kirindo, mas todos os bairros de outra margem do rio Dande, nomeadamente, Bispo, Kissari, Capunga, Surilo, Caboxa e Bula.

Lembrou que antes da destruição da ponte há 26 anos, durante o conflito armado, o bairro tinha uma ponte de betão que facilitava a livre circulação de pessoas e bens, mas devido às dificuldades de travessia e o custo de vida, muitas famílias abandonaram a referida zona.

Em resposta à administradora municipal do Dande, Anastácia de Vasconcelos, explicou que será instalada uma ponte metálica e que parte da estrutura já se encontra na província,

Destacou a importância da ponte no escoamento de produtos agrícolas das zonas rurais para as urbanas, realçando que enquanto as vias de acesso continuarem degradadas não haverá desenvolvimento nas comunidades.

A localidade do Kirindo conta com uma população estimada em 400 habitantes, que se dedica maioritariamente à agricultura de subsistência e pesca artesanal.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também