Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

03 Agosto de 2018 | 22h39 - Actualizado em 03 Agosto de 2018 | 22h39

População do Kirindo pede construção de ponte

Caxito - Moradores da localidade do Kirindo, que dista quatro quilómetros de Caxito, solicitaram à administração municipal do Dande a construção de uma ponte metálica para permitir a travessia sobre o rio Dande.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O pedido foi feito pelo soba das Mabubas, António Mateus Leão, durante um encontro do Conselho comunal das Mabubas de Auscultação e Concertação Social.Disse que a falta de uma ponte tem dificultado a vida das famílias camponesas, dos funcionários públicos e estudantes, que para saírem do Kirindo utilizam pequenos barcos rudimentares sob os riscos de tombarem no rio Dande.

O rio é muito temido pela comunidade devido à presença constante de jacarés, que muitas vezes ficam na orla do rio pelas manhãs.

Por seu turno, o presidente da comissão de moradores do bairro do Kirindo, Pedro Julião Neto, disse que instalação de uma ponte beneficiará não só a população do Kirindo, mas todos os bairros de outra margem do rio Dande, nomeadamente, Bispo, Kissari, Capunga, Surilo, Caboxa e Bula.

Lembrou que antes da destruição da ponte há 26 anos, durante o conflito armado, o bairro tinha uma ponte de betão que facilitava a livre circulação de pessoas e bens, mas devido às dificuldades de travessia e o custo de vida, muitas famílias abandonaram a referida zona.

Em resposta à administradora municipal do Dande, Anastácia de Vasconcelos, explicou que será instalada uma ponte metálica e que parte da estrutura já se encontra na província,

Destacou a importância da ponte no escoamento de produtos agrícolas das zonas rurais para as urbanas, realçando que enquanto as vias de acesso continuarem degradadas não haverá desenvolvimento nas comunidades.

A localidade do Kirindo conta com uma população estimada em 400 habitantes, que se dedica maioritariamente à agricultura de subsistência e pesca artesanal.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 25/10/2018 15:58:32

    Arrancou reabilitação da vila de Kibaxe

    Caxito - As obras de reabilitação da vila de Kibaxe no município dos Dembos, província do Bengo, arrancaram esta semana e foram visitadas quarta-feira pela governadora do Bengo, Mara Quiosa.

  • 05/09/2018 16:28:52

    Dificuldades financeiras condicionam reabilitação das ruas no município do Ambriz

    Caxito - A reabilitação dos sete quilómetros de estrada e a asfaltagem das principais artérias da sede do município do Ambriz, província do Bengo, está condicionada a componente financeira, na sequência das dificuldades actuais do país.

  • 04/09/2018 15:39:02

    Reabilitação das ruas de Kibaxe orçada em mais de 300 milhões de Kwanzas

    Caxito - Trezentos e dois milhões de kwanzas vão ser investidos na reabilitação de sete quilómetros de estradas, dos 17 previstos, das principais ruas de Kibaxe, sede municipal dos Dembos, província do Bengo, com vista a facilitar a circulação de pessoas e bens.

  • 13/08/2018 14:52:59

    Ruas do Panguila em reabilitação

    Caxito - As ruas do complexo habitacional do Panguila, no município do Dande, província do Bengo, que se encontram degradadas, estão a ser intervencionadas.