Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

15 Agosto de 2018 | 12h11 - Actualizado em 15 Agosto de 2018 | 12h11

Primeira missão Católica em Saurimo recebe obras de restauro

Saurimo - A primeira missão católica construída na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, denominada Capela de Nossa Senhora de Lurdes, está a receber obras de restauro, no quadro do Programa de Investimentos Públicos do governo provincial local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arcebispo da arquidocese de Saurimo, Dom José Imbamba

Foto: Angop

Segundo o arcebispo da arquidocese de Saurimo, Dim José Imbamba, as obras tiveram início em Julho, terão a duração de 10 meses e visam oferecer maior conforto aos seus utentes.

Explicou que o trabalho de requalificação do monumento não irá retirar os seus aspectos históricos, visto ser um património classificado, cujas características não podem ser alteradas.

Reconheceu a capela como o local onde se celebrou a primeira missa na cidade de Saurimo em 1931, dando início a propagação do evangelho na região da Lunda.

O encarregado de obra, Cesário Camuti, disse que por ser um monumento histórico nacional serão mantidas as características originais do imóvel, sobretudo os adobes que deram a origem ao imóvel.

Explicou vão ser colocados novos pilares na antiga estrutura, cobertura de chapas de zinco, altar, janelas, portas e mosaico no pavimento, além de uma nova área de apoio, com uma residência para o responsável da igreja, sala de reuniões e casas de banhos. 

A região da Lunda recebeu os primeiros missionários em 1900 na localidade do Mussoco, em 1929 partiram os missionários para município de Cacolo, comuna de Cucumbi, concretamente na baixa de Minungo, onde fundaram a primeira missão católica na Lunda Sul.

Posteriormente em 1930 vieram para o município de Saurimo e no ano seguinte construíram a capela da Nossa Senhora de Lurdes, na qual o padre Tiago Beringel celebrou a primeira missa.

Leia também
  • 03/11/2018 14:02:52

    Asfaltagem do troço que dá acesso a Escola Politécnica inicia este mês

    Luena - As obras da asfaltagem da estrada que liga a cidade do Luena à Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no sentido leste, começam este mês (Novembro), anunciou hoje, sábado, o vice-governador provincial para o sector político, económico e social, Carlos Alberto Masseca.

  • 31/10/2018 13:40:02

    Ravina pode cortar estrada Cucumbi-sede do Cacolo

    Cacolo - O alastramento da ravina entre a comuna do Cucumbi e a sede municipal de Cacolo, província da Lunda Sul, pode cortar a estrada entre a duas localidades, o que faz a população solicitar a contenção urgente.

  • 22/10/2018 16:08:12

    Governo quer responsabilizar judicialmente empreiteiros incumpridores

    Cacolo - O governo provincial da Lunda Sul vai responsabilizar judicialmente as empresas incumpridoras dos prazos contratuais das obras sob sua responsabilidade - advertiu hoje o governador local, Daniel Félix Neto.

  • 19/10/2018 12:54:40

    Lunda Sul facilita construção de residências

    Saurimo - As administrações municipais na Lunda Sul devem garantir a gratuidade da declaração de titularidade, licença e planta de construção na cedência de terrenos a jovens e famílias de baixa renda - orientou hoje o governador provincial, Daniel Neto.