Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

15 Setembro de 2018 | 22h20 - Actualizado em 15 Setembro de 2018 | 22h20

Moxico: Governador lança primeira pedra para construção de três projectos de impacto social

Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba lançou hoje, sábado, no Luena, a primeira pedra para construção de uma passagem hidráulica sobre o rio Luena, a Escola primária do bairro Kwenha, bem como a asfaltagem da estrada que liga a cidade à Escola Superior Politécnica do Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Governador lança 1ª pedra para construção de três projectos de impacto social

Foto: Arquivo

Moxico: Governador lança 1ª pedra para construção de três projectos de impacto social

Foto: David Dias

A jornada de campo de Gonçalves Muandumba, enquadrada nas celebrações dos 101 anos da existencia desta província que se assinala hoje (15), começou com o lançamento da primeira pedra da obra da pedonal sobre o rio Luena, que visa facilitar o acesso dos alunos residentes no bairro “Sangondo” ao bairro “Vieira”, arredores da cidade do Luena.

Orçada em 35 milhões de Kwanzas, a construção da pedonal com 146 metros de comprimento, dois e meio de altura, um metro e 80 de largura e uma capacidade para suportar dez toneladas, terá a duração de 50 dias úteis, segundo o encarregado das obras da empresa angolana “Nassamba”, engenheiro Alexandre Val Neto.

 Em seguida, o governador, que se fazia acompanhar de membros do seu pelouro e autoridades tradicionais, lançou  a pedra para  construção e asfaltagem da estrada que liga cidade do Luena à Escola Suprir Politécnica do Moxico (ESPM), afecta a universidade “José Eduardo dos Santos”, numa extensão de cerca de três quilómetros.

A cargo da empresa de construção civil chinesa “Sinohydro”, a obra enquadrada no programa de melhoramento do saneamento básico da cidade do Luena, com a duração de seis meses, será paga em duas prestações, sendo a primeira de 300 milhões e a segunda de 200 milhões de Kwanzas, contemplando valas de drenagem e iluminação pública.  

 A jornada de campo culminou com o lançamento da obra da escola do ensino primário do bairro “Kwenha”, que comportará 29 salas de aula e uma capacidade para acolher três mil alunos, que actualmente estudam em salas de  chapas.

Para além de salas de aula, gabinetes da direcção pedagógica e administrativa, os trabalhos do estabelecimento de ensino terão a duração de um ano e estão avaliados em 600 milhões de Kwanzas. A infra-estrutura contará com salas de internet, entre outras áreas de lazer para permitir a formação integral dos alunos.

Na ocasião, Gonçalves Muandumba informou que, neste momento, só na cidade do Luena o governo está a construir um total de 116 novas salas de aula, para além da continuação do programa de conclusão das obras das escolas em curso desde os anos anteriores nos municípios do interior, cujos trabalhos encontram-se em fase avançada.

O Instituto Médio Agrário do Luau, que do ponto de vista do governador está praticamente concluído, é um dos estabelecimentos de ensino apontado que beneficia de trabalhos na parte da acomodação para os cerca de 300 alunos interessados a estudar na instituição.

"As infra-estruturas escolares estão prontas. Agora os trabalhos consistem na fase do equipamento de mobiliário, construção dos alojamentos para os professores", disse, augurando que no próximo ano lectivo o instituto possa estar ao serviço da população.      

O governador provincial fez saber que as referidas obras constam no programa aprovado para esta Província, há 45 dias, pelo Ministro das Finanças, Archer Maqueira, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.

Leia também
  • 23/12/2018 11:18:46

    Facilitada circulação entre Vieira e Sangondo no Moxico

    Luena - A abertura, este sábado, de uma ponte de betão sobre o rio Luena facilitará, doravante, a circulação de mais de cinco mil pessoas residentes nos bairros Sangondo e Vieira, arredores da cidade do Luena, na província do Moxico.

  • 15/12/2018 15:53:26

    Estrada Luau/Cazombo reabilitada a partir de Janeiro

    Luena - A reabilitação da estrada que liga a sede municipal do Luau e Cazombo (Alto Zambeze), numa extensão de 177 quilómetros, arranca em Janeiro de 2019, anunciou hoje, sábado, no Luena, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida.

  • 03/11/2018 14:02:52

    Asfaltagem do troço que dá acesso a Escola Politécnica inicia este mês

    Luena - As obras da asfaltagem da estrada que liga a cidade do Luena à Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no sentido leste, começam este mês (Novembro), anunciou hoje, sábado, o vice-governador provincial para o sector político, económico e social, Carlos Alberto Masseca.

  • 02/10/2018 18:34:06

    Inquilinos recusam-se ocupar casas nos projectos habitacionais

    Ndalatando - Arrendatários das casas sociais, construídas durante a primeira fase do programa de edificação de 200 fogos habitacionais em nove dos 10 municípios da província do Cuanza Norte, recusam habitar nelas, por falta de serviços sociais básicos, como energia eléctrica, água, saneamento básico, postos de saúde e escolas.