Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

19 Setembro de 2018 | 10h34 - Actualizado em 19 Setembro de 2018 | 10h33

População do Ndondji Chiena solicita melhoria da via de acesso

Muconda - A população residente na localidade Ndondji Chiena, comuna do Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), solicitou hoje, quarta-feira, a reabilitação da via de acesso à localidade, facilitando a circulação de pessoas e mercadoria.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Troço Ndondji Chiena

Foto: ANGOP

Segundo constatou a Angop, a localidade, que dista a 70 quilómetros da vila sede do Muconda, é pouco frequentada por automobilistas devido ao mau estado da via.

Para o soba da região, Elias Ndondji Ndondji, com a reabilitação da estrada, o governo conseguirá levar acções que visam desenvolver a região, com destaque para a construção de residências, escolas e outras infra-estruturas.

Sublinhou que nesta época chuvosa o troço fica obstruído por muito tempo, com charcos, capim alto, encarecendo a vida dos habitantes.

Por sua vez, o morador Orlando Muamuquixi disse que pelo facto da via ser pouco frequentada por automobilistas a população estudantil caminha a pé 70 quilómetros até a sede municipal do Muconda, em busca da formação.

Solicitou as autoridades competentes a incentivarem as operadoras de serviços de transportes públicos a estenderem as suas linhas à zona, com vista a mitigar a situação com que se debatem muitos habitantes.

Questionado sobre a situação, o administrador comunal do Cassai Sul, Julião Mário Tchiema, reconheceu os problemas aflorados pelos moradores e garantiu que todos os projectos para a sua recuperação estão encaminhados ao governo.

Explicou que enquantose aguarda por uma intervenção por parte das autoridades competentes, a administração comunal tem realizado trabalhos paliativos para garantir a movimentação de pessoas e mercadoria com segurança.

A localidade Ndondji Chiena é constituída por um bairro unificado com quatro aldeias, mais de 700 habitantes, que maioritariamente dedica-se a caça, pesca artesanal, agricultura e comércio rudimentar.

Leia também
  • 31/10/2018 13:40:02

    Ravina pode cortar estrada Cucumbi-sede do Cacolo

    Cacolo - O alastramento da ravina entre a comuna do Cucumbi e a sede municipal de Cacolo, província da Lunda Sul, pode cortar a estrada entre a duas localidades, o que faz a população solicitar a contenção urgente.

  • 22/10/2018 16:08:12

    Governo quer responsabilizar judicialmente empreiteiros incumpridores

    Cacolo - O governo provincial da Lunda Sul vai responsabilizar judicialmente as empresas incumpridoras dos prazos contratuais das obras sob sua responsabilidade - advertiu hoje o governador local, Daniel Félix Neto.

  • 19/10/2018 12:54:40

    Lunda Sul facilita construção de residências

    Saurimo - As administrações municipais na Lunda Sul devem garantir a gratuidade da declaração de titularidade, licença e planta de construção na cedência de terrenos a jovens e famílias de baixa renda - orientou hoje o governador provincial, Daniel Neto.

  • 20/09/2018 22:12:21

    Ravinas contribuem para assoreamento do rio Muangueji

    Saurimo - As ravinas existentes a montante do rio Muangueji, em Saurimo (Lunda Sul) têm contribuído significativamente para o assoreamento do mesmo, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o director provincial do Gabinete de Infraestruturas e Serviços Técnicos na região, Cláudio Pemessa.