Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

10 Janeiro de 2019 | 04h51 - Actualizado em 10 Janeiro de 2019 | 04h51

Cabinda: Governo trabalha na recuperação da Igreja São Tiago Maior

Cabinda - O governo da província de Cabinda e os Ministérios das Obras Públicas e da Cultura encetam esforços conjuntos para o arranque dos trabalhos de recuperação da Igreja São Tiago Maior de Lândana, que viu a sua parte frontal da torre parcialmente desabada no dia 28 de Abril, na sequência de fortes chuvas que se abateram sobre aquela Vila de Lândana, no Cacongo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O anúncio foi feito pelo governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, durante o acto que marcou as comemorações dos 78 anos da Vila, que a 08 de Janeiro de 1975 passou a essa categoria.

O secretário provincial das Obras Públicas, Paulo Luvambano, em breves palavras, reafirmou quarta-feira à Angop que esses esforços estão a ser realizados com o Ministério das Obras Públicas e as obras de recuperaçao do centenário imovel consta já do Orçamento Geral do Estado deste ano.

O responsável não avançou os custos para a reabilitação e recuperação do edifício que deverá obedecer durante os trabalhos a sua maqueta original de construção.

Semanas após o incidente, foram criadas condições provisórias no Salão Paroquial da Missão de Lândana para a acomodação dos fiéis católicos em Lândana, enquanto aguardam pelos trabalhos de recuperação da referida Igreja.

A Igreja São Tiago Maior é um dos emblemas mais atractivos e turísticos da Vila de Lândana e classificado como património cultural nacional.

As fortes chuvas do dia 28 de Abril que caíram na Vila de Lândana provocaram o desabamento da torre daquela que é o mais antigo imóvel da Igreja Católica na região Austral de África, localizado no município de Cacongo, cerca de 46 kms a norte da cidade de Cabinda.

As obras de construção do templo São Tiago Maior de Lândana data de 1900, tendo sido concluídas quatro anos depois (1904). Foi a primeira  a ser fundada pelos missionários espiritanos em Angola, no dia 25 de Julho de 1873, por missionários e padres, Carlos Duparquet, Carrie e o irmão Fortunato.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 13/12/2018 12:20:09

    Governador de Cabinda pede rigor na aquisção de terrenos

    Cabinda - O governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, defendeu hoje, nesta cidade, maior organização e rigor na aquisição e o uso de terrenos para salvaguardar os interesses das futuras gerações.

  • 02/10/2018 18:49:09

    Defendida conclusão do PRODAS

    Cabinda - A conclusão do Programa de Desenvolvimento do Alto Sundi (PRODAS), paralisado há sete anos devido a conjuntura económica e financeira que o país vive, preocupa a população e as autoridades locais, afirmou segunda-feira, o administrador municipal do Belize, André Ndimba Tati.

  • 27/07/2018 16:19:40

    Ponte sobre rio Lucola carece de restauração

    Cabinda - A ponte sobre o rio Lucola, que permite a ligação entre a zona centro, sul e norte da província de Cabinda, carece de obras de restauração devido ao estado de degradação que apresenta.