Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

16 Janeiro de 2019 | 19h57 - Actualizado em 16 Janeiro de 2019 | 19h57

Centralidade da Quilemba terá energia e água em Abril

Lubango - As primeiras 850 residências, das oito mil da Centralidade da Quilemba, no Lubango, província da Huíla, terão energia eléctrica e água potável até Abril deste ano, anunciou hoje a ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Ana Paula de Carvalho - ministra do ordenamento do território

Foto: Amélia Oliveira

Para cobrir as necessidades de água das primeiras 850 residências, a ministra disse que a solução provisória de curto prazo será a construção de sistemas de captação a partir de furos de água nas proximidades da entralidade.

A solução definitiva para água será a construção de uma conduta a partir da barragem da Tundavala.

Em relação à energia eléctrica, há uma subestação em construção no local, que vai receber energia da barragem de Laúca, através das linhas de transporte da província do Huambo.

A ministrafalava depois de uma visita efectuada às obras das infra-estruturas integradas da cidade do Lubango, iniciadas em Novembro de 2017.

Informou que breve iniciam os trabalhos de preparação dos processos para início da comercialização das casas.

Por sua vez, o coordenador do projecto de infra-estruturas integradas da cidade do Lubango, João  Francisco, realçou que foco do trabalho consiste no fornecimento de energia e água à nova cidade.

Como solução definitiva em relação à energia, o coordenador disse estar em ampliação a subestação da Arimba, a ser interligada a do Ferrovia para a Centralidade da Quilemba, numa extensão de 16 quilómetros.

Leia também
  • 01/02/2019 04:12:21

    Huíla: Hospital "Pioneiro Zeca" vai contar com mais cem camas

    Lubango - O hospital pediátrico do Lubango "Pioneiro Zeca" está a beneficiar, a partir desta semana, de obras de reabilitação e ampliação que vão, dentro de oito meses, dotar a unidade de mais cem camas, passando de 150 para 250 leitos.

  • 26/01/2019 18:06:46

    Nova ponte metálica liga Malweca e Comandante Bula

    Luanda - Uma nova ponte metálica vai ser erguida nos próximos três meses sobre a vala de drenagem na zona limítrofe entre os bairros Malweca, município de Cacuaco, e Comandante Bula, Cazenga, informou, este sábado, o administrador do Cazenga, Albino da Conceição José.

  • 21/01/2019 16:29:55

    Centralidade do Sumbe recebe inquilinos em Setembro

    Sumbe - A centralidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, começa a receber os primeiros inquilinos em Setembro próximo, informou nesta segunda-feira o coordenador comercial e marketing da empresa angolana de construção ?Kora Angola?, Crispim Raúl Costa.