Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

26 Janeiro de 2019 | 18h06 - Actualizado em 26 Janeiro de 2019 | 19h50

Nova ponte metálica liga Malweca e Comandante Bula

Luanda - Uma nova ponte metálica vai ser erguida nos próximos três meses sobre a vala de drenagem na zona limítrofe entre os bairros Malweca, município de Cacuaco, e Comandante Bula, Cazenga, informou, este sábado, o administrador do Cazenga, Albino da Conceição José.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A colocação de uma nova ponte, cuja actual está interdita desde Fevereiro de 2017 e com risco de desabar, vai acabar com os constrangimentos registados actualmente na circulação de automobilistas e peões destas duas parcelas da província de Luanda.

A decisão foi tomada no final da visita que o governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova, efectuou a vala de drenagem.

O administrador do Cazenga explicou que a ponte será provisória, por faltar recursos para construir-se uma de carácter definitiva, prevendo a abertura para circulação em princípios de Maio próximo.


Neste momento decorrem serviços de limpeza e desassoreamento da vala de drenagem, do lado do Cazenga, para permitir a regularidade do escoamento das águas pluviais, enquanto no extremo de Cacuaco, vai-se regularizar os solos e colocar-se os contentores para facilitar o depósito e recolha de lixo.


Para o morador Francisco Adão, membro da comissão de moradores do bairro Malweca, espera o cumprimento dos prazos de construção da ponte paralisada há ano, para facilitar a circulação dos moradores dos bairros vizinhos que enfrentam dificuldades para o acesso a serviços públicos, como hospitais.

Por seu turno, o coordenador da placa do perímetro da ponte, Cambulo Tiaka Tiaka, espera que com a visita do governador, a situação da circulação esteja resolvida rapidamente devido o aproximar das chuvas que caem de forma torrencial nos meses de Março e Abril.


Cazenga, um dos nove municípios que constituem a província de Luanda, tem 41,2 quilómetros quadrados e 862. 351 de habitantes (Censo 2014). Limita, a Oeste, com os municípios de Luanda, a Norte, com o município de Cacuaco, a este, com o município de Viana, e a Sul, com o Kilamba Kiaxi.

 O município conta com  os distritos urbanos do Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima-kieza e Calwenda.

Leia também
  • 02/02/2019 13:31:10

    Governo de Luanda orienta reabertura de estradas

    Luanda - O Governo da Província de Luanda (GPL) orientou as administrações municipais a reabertura das estradas encerradas para reabilitação, mas cujas obras se encontram paralisadas por falta de financiamento.

  • 01/02/2019 11:23:46

    Criadas vias provisórias no interior dos bairros do Futungo e Talatona

    Luanda - As vias provisórias que vão ligar o distrito do Benfica, município de Belas, em Luanda, para outras zonas da cidade de Luanda começam a ser sinalizadas a partir da noite de hoje, sexta-feira, devido ao inicio da construção do viaduto na zona do Futungo, no Talatona.

  • 01/02/2019 04:12:21

    Huíla: Hospital "Pioneiro Zeca" vai contar com mais cem camas

    Lubango - O hospital pediátrico do Lubango "Pioneiro Zeca" está a beneficiar, a partir desta semana, de obras de reabilitação e ampliação que vão, dentro de oito meses, dotar a unidade de mais cem camas, passando de 150 para 250 leitos.