Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Fevereiro de 2019 | 06h50 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2019 | 06h49

Cuando Cubango: Estancamento de três ravinas termina em Junho

Menongue - O processo de estancamento de três ravinas de grandes proporções no Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros a leste de Menongue, capital do Cuando Cubango, termina no próximo mês de Junho do corrente ano, afirmou nesta quarta-feira, o director de obras da empresa Tecnovia Angola, Bruno Marques.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As respectivas ravinas encontram-se próximo do rio Cuito Cuanavale (1) e duas estão junto do Memorial à Batalha do Cuito Cuanavale, considerada as mais preocupantes na vila.

“As duas ravinas junto do memorial têm 450 metros de extensão e a que está junto do rio 350 de extensão, para um movimento de terra de 22 metros cúbicos. O projecto foi desenvolvido no sentido de criar o caminho para as águas escorrerem sem crises nos outros ramos”, referiu.

Bruno Marques fez saber que a intervenção nestas ravinas decorrem a bom ritmo, com o grau de execução física a rondar os 35 a 40 por cento.

A intervenção conta com a mão-de-obra de 100 trabalhadores nacionais e 10 expatriados, assim como 25 máquinas, que estão engajadas na colocação de valas de drenagem e varetas.

Segundo o também engenheiro de construção civil, uma obra com esta dimensão deve ter manutenções regulares, para que as águas das chuvas não façam novas aberturas na obra de estancamento em curso.

Para o efeito, o responsável referiu que estão a ser utilizados os solos naturais adequados para a consecução das ravinas abertas, cujas valas de drenagem está em betão-armado.

Já o administrador do Cuito Cuanavale, Daniel Dumba, avançou que a administração, em função dos seus esforços, adquiriu chapas de zinco que foram distribuídas às famílias afectadas, uma acção que beneficiou mais de 300 pessoas.

Das ravinas existentes, algumas ravinas, num total de 11 controladas, têm mais de 10 metros de profundidade e o processo de erosão no município é muito flexível, dai a necessidade de estancá-las o mais cedo possível.

O município do Cuito Cuanavale, situado a 189 quilómetros a leste de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, possui três comunas, designadamente Lupiri, Longa e Baixo-Longa, com um terreno maioritariamente arenoso, com uma população estimada em mais de 40 mil habitante na sua maioria camponesa.

   

Leia também
  • 08/02/2019 06:05:03

    Obras de desassoreamento do rio Malanje iniciam este mês

    Malanje - As obras de desassoreamento do rio Malanje e da Casa da Juventude arrancam, na segunda quinzena do mês em curso, depois de algum tempo adiadas por razões de ordem financeira e técnica.

  • 04/01/2019 17:57:33

    Reabilitação do troço Cuchi/Cutato arranca em Fevereiro

    Menongue - As obras de reabilitação de 54 quilómetros da estrada Cuchi/Cutato, na província do Cuando Cubango, que vai permitir a ligação por terra à da Huíla, arrancam em Fevereiro do ano em curso, assegurou quinta-feira, o vice-governador local para a área técnica e infraestruturas, Bento Francisco Xavier.

  • 23/12/2018 11:18:46

    Facilitada circulação entre Vieira e Sangondo no Moxico

    Luena - A abertura, este sábado, de uma ponte de betão sobre o rio Luena facilitará, doravante, a circulação de mais de cinco mil pessoas residentes nos bairros Sangondo e Vieira, arredores da cidade do Luena, na província do Moxico.