Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

28 Fevereiro de 2019 | 14h33 - Actualizado em 28 Fevereiro de 2019 | 14h29

Centralidade do Sumbe passa a designar-se Quibaúla

Sumbe - A centralidade do município do Sumbe, província do Cuanza Sul, passa a designar-se Centralidade da Quibaúla, segundo o vice-governador provincial para a área Técnica e Infraestruturas, Demétrio António Brás de Sepulveda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Centralidade da cidade do Sumbe

Foto: Joaquim Tomás

Falando na primeira sessão ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, presidida pelo governador Job Castelo Capapinha, Demétrio Brás explicou que, depois dos contactos para se encontrar o nome, Quibaúla é que reuniu consenso, “ um termo usado pelos populares da região, e que em português significa grelhar”.

“Quibaúla quer dizer grelhamos ou estamos a grelhar, uma forma que os populares da região usavam para conservar a carne, utilizando folhas de uma árvore da espécie de palmeira que abundavam na área e que designavam por Quibaúla”, explicou o vice.

A Centralidade da Quibaúla, cuja construção teve início em Dezembro de 2012, possui 2.010 apartamentos, 156 lojas, quatro escolas e um posto de saúde, começa a receber os primeiros inquilinos em Setembro deste ano. Está situada a 20 quilómetros da cidade do Sumbe.

Leia também