Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

08 Novembro de 2019 | 19h47 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 19h47

Especialista destaca importância de ordenamento de território

Luanda - Os instrumentos de ordenamento do território são fundamentais para a gestão e determinação da qualidade de vida e da economia de um país, segundo o director do Instituto Nacional e Desenvolvimento Urbano (INOTU), Álvaro David.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O director do INOTU, que falava na abertura do workshop sobre Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, disse que o plano director é um instrumento fundamental na gestão de qualquer território.

Álvaro David disse que a gestão de um território tem sempre um alinhamento na vertente do planeamento físico e económico, sendo fundamental que as administrações comecem a olhar para o Plano Director Municipal e outros meios de ordenamento de território como instrumentos de execução física das acções económicas.

Disse que um administrador municipal que não tem um Plano Director Municipal e um urbanístico não conhece o território.

Indicou que os problemas que existem em Luanda, como a falta de saneamento básico,  de patrulhamento policial, vias desarticuladas, déficit no acesso à agua potável e à energia electrica, estão condicionados à questão de planeamento,  afirmando ser o momento de se começar a olhar com grande importância para a questão do planeamento.

O director do INOTU augura que a divulgação das materiais de ordenamento do território seja mais alargada.

O workshop, que aconteceu no Instituto Superior Tocoista, enquadra-se nas festividades do Dia Mundial do Urbanismo, assinalado hoje.

A actividade foi organizada pela administração municipal, em parceria com o INOTU, órgão técnico central encarregue da execução das políticas de Ordenamento do Território e de Planeamento Urbano, tutelado pelo Ministério do Ordenamento do Território e Habitação.

Foram abordados os temas Ordenamento do Território e Planos Territoriais, Paradigma e Conceitos Fundamentais sobre Planos Directores Municipais, Paradigmas e Conceitos Fundamentais sobre Planos de Urbanização e Informação Territorial – Importância sobre a elaboração das cartas municipais.

Participaram no workshop técnicos da administração e estudantes do Instituto Superior Tocoista.

Leia também