Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

08 Novembro de 2019 | 19h28 - Actualizado em 14 Novembro de 2019 | 21h01

Kilamba Kiaxi carece de Plano Director Municipal

Luanda - O município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, carece com urgência de um Plano Director Municipal para o ordenamento e desenvolvimento urbano do território.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras na rua 28 de Agosto, no Kilamba Kiaxi (Arquivo)

Foto: Pedro Parente

De acordo com o administrador municipal para a Área Técnica e Infra-Estruturas, Mário Lucas, o município precisa de uma direcção na gestão urbanística.

Considerou ser necessário que se faça novos planos urbanísticos, reconversão urbana e requaficação de alguns bairros.

Mário Lucas que falava a propósito do Workshop sobre Ordenamento do Território e Gestão Urbana informou que o município apresenta uma malha boa que pode ser aproveitada, mas também tem, no Distrito Urbano do Golfe, alguns bairros críticos como os Rastas, Havemos de Voltar e Malanjinhos que carecem de um reconversão ou requalificação urgente.

Segundo o arquitecto, o município tem grandes extensões de valas de drenagem destruturadas, que criam condições não muito boas para os munícipes, sendo necessário que este Plano Director seja criado urgentemente para orientação da área técnica e organização do município.

Informou que o plano vai permitir que o município tenha um paradigma único para manter uma urbanização harmoniosa.

Disse que a administração municipal vai trabalhar em parceria com o Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (INOTU), neste projecto.

O workshop, que aconteceu no Instituto Superior Tocoista, enquadra-se nas festividades do Dia Mundial do Urbanismo, assinalado hoje.

A actividade foi organizada pela administração municipal, em parceria com o INOTU, órgão técnico central encarregue da execução das politicas de Ordenamento do Território e de Planeamento Urbano, tutelado pelo Ministério do Ordenamento do Território e Habitação.

Foram abordados os temas Ordenamento do Território e Planos Territoriais, Paradigma e Conceitos Fundamentais sobre Planos Directores Municipais,Planos de Urbanização e Informação Territorial - Importancia sobre a elaboração das cartas municipais.

Participaram no workshop técnicos da administração e estudantes do Instituto Superior Tocoista.

Leia também