Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

18 Novembro de 2019 | 18h19 - Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 19h54

Ministro quer nova dinâmica na manutenção de estradas

Caxito - O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, espera uma nova dinâmica das províncias na abertura de acessos, vias secundárias e terciárias, bem como das zonas de produção agrícola, com a recepção dos kits de manutenção de estradas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida (ARQUIVO)

Foto: Kinda kyungu

Ministro quer nova dinâmica na manutenção de estradas

Caxito - O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, espera uma nova dinâmica das províncias na abertura de acessos, vias secundárias e terciárias, bem como das zonas de produção agrícola, com a recepção dos kits de manutenção de estradas.

Em declarações à imprensa, em Caxito (província do Bengo), onde procedeu a abertura de um curso para formadores de operadores das brigadas de conservação e manutenção de estradas, recomendou aos formandos que se apliquem para que possam operar bem as máquinas e conservar bem os meios, para durem mais tempo.

Manuel Tavares de Almeida entregou ao Governo do Bengo dois kits de manutenção e conservação de estradas e explicou que cada província receberá igual número de kits (dois). 

Nesta primeira fase, o governante distribuiu 15 kits e os restantes 20 serão entregues até Janeiro de 2020.

A aquisição dos 35 kits orçou em cerca de 90 milhões de euros, incluindo a formação e as peças sobressalentes, para um período de dois anos.

Por sua vez, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, disse que os meios vão permitir melhorar, significativamente, as vias de acesso na província, apontando o município de Nambuangongo como a prioridade dos trabalhos.

Mara Quiosa frisou que os kits servirão, igualmente, para a abertura de novas estradas de terra batida, de forma a melhorar a mobilidade das pessoas e o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros comerciais.

Curso de formadores  

Na formação aberta hoje no Bengo, com duração de nove meses, participam 50 operadores das brigadas de conservação e manutenção de estradas das províncias de Cabinda, Luanda, Cuanza Norte, Malanje, Zaire, Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico, Uige e Bengo.

O formandos vão replicar os conhecimentos nas suas áreas de origem, a fim de  operarem  e fazerem manutenção, com eficiência, do referido equipamento.

O programa de formação prossegue nas províncias do Cuanza Sul e Namibe, no dia 25 de Novembro.

Os kits de manutenção de estradas são compostos de pá carregadora, moto-niveladora, máquina giratória, mini-carregadora, um cilindro rolo liso, um cilindro rolo pé-de- carneiro, uma retroescavadora, um tractor agrícola (com todos os seus componentes), carrinhas, camiões e outros meios.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 09/11/2019 14:29:25

    Degradação da via do Cawango deve-se ao desrespeito a tonelagem

    Caxito - A falta de respeito do limite de toneladas permitida por parte de alguns camionistas está a acelerar a degradação da via alternativa do Cawango, em Caxito, município do Dande, inaugurada em Agosto deste ano.

  • 06/11/2019 16:24:52

    Mabubas ganha estrada asfaltada

    Caxito - Quatro quilómetros de estrada asfaltada na comuna das Mabubas, município do Dande, província do Bengo, foram inaugurados hoje, quarta-feira, no âmbito das celebrações do Dia da Independência Nacional.

  • 21/10/2019 23:59:58

    Bengo recebe kit para manutenção das estradas

    Caxito - O governo da província do Bengo recebeu do Ministério da Construção um kit com 32 máquinas diversas, viaturas e sobressalentes para a manutenção das estradas.