Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

09 Março de 2019 | 14h00 - Actualizado em 09 Março de 2019 | 13h59

Projecto de desassoreamento do rio Malanje já em execução

Malanje - O projecto para o desassoreamento do rio Malanje, a ser executado durante um ano e orçado em 45 milhões de dólares norte americano, teve inicio hoje, sábado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Malanje: Governador lança pedra para o desassoreamento do rio Malanje

Foto: Pedro Calombe

A obra, com uma extensão de três quilómetros, vai consistir na limpeza da albufeira, construção de represas, melhoria da drenagem das águas pluviais e a instalação de comportas metálicas mecanizadas de controlo do caudal do rio.

A substituição do descarregador de cheias, reperfilamento do rio, modelação de um canal de protecção, bem como a execução de colectores longitudinais, consta igualmente do projecto.

De acordo com o consultor e fiscal da obra, Pedro Cunha, esta intervenção vai ajudar a corrigir o impacto ambiental provocado por décadas de assoreamento de detritos presos no açude.

Assegurou que através da normalização do escoamento do caudal serão igualmente preveníveis e controladas as cheias provocadas pelas chuvas, melhorada a qualidade de vida da população que reside nos bairros limítrofes ao rio e a criação de espaços de lazer fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

O lançamento da primeira pedra para a empreitada, cujas obras se encontram a cargo da de uma empresa chinesa, foi feito na sexta-feira (8) pelo governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.

Por sua vez, o governador provincial, Norberto dos Santos, disse que o referido projecto está inserido no Plano Provincial de Requalificação da Zona Urbana, após a sua conclusão dará uma melhor imagem a urbe e o arranque da requalificação urbanística da cidade.

Norberto dos Santos sugeriu a empresa responsável pela obra a contratar mão-de-obra local.

Já o director do gabinete provincial de infra-estruturas e serviços técnicos, Miguel Correia, referiu que os moradores que vivem ao longo do rio Malanje, serão transferidos ainda neste mês de Março de forma faseada para as 500 casas construídas no bairro da Carreira de Tiro.

Assuntos Obras   Província » Malanje  

Leia também
  • 08/03/2019 19:07:58

    Malanje: Casa da Juventude começou a ser erguida hoje

    Malanje - A construção da Casa da Juventude da cidade de Malanje, orçada em 34 milhões de dólares norte-americanos, iniciou hoje (sexta-feira), numa área de cinco mil metros quadrados do bairro Voanvala, contemplando 14 edifícios em 18 meses de empreitada.

  • 08/02/2019 06:05:03

    Obras de desassoreamento do rio Malanje iniciam este mês

    Malanje - As obras de desassoreamento do rio Malanje e da Casa da Juventude arrancam, na segunda quinzena do mês em curso, depois de algum tempo adiadas por razões de ordem financeira e técnica.

  • 07/02/2019 13:01:02

    Obras de ampliação do hospital municipal da Humpata retomam este mês

    Humpata - A reabilitação e ampliação do hospital municipal da Humpata, província da Huíla, interrompidas em 2015 por falta de financiamento, retomam na segunda quinzena do mês em curso, com financiamento do Programa de Investimentos Públicos (PIP).