Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

03 Setembro de 2019 | 17h58 - Actualizado em 03 Setembro de 2019 | 17h57

Estrada Nacional nº 100 será entregue em Novembro próximo

Benguela - As obras de reabilitação da Estrada Nacional nº 100, que liga Cabo Ledo (Luanda) a Benguela, terminam em Novembro próximo, anunciou hoje, terça-feira, na localidade do Culango, município do Lobito, o coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Henrique Victorino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras na estrada nacional nº 100

Foto: Joaquim Tomás

Passagem hidráulica na estrada nacional nº 100

Foto: Joaquim Tomás

O responsável, que falava no final de uma visita do ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, que inspeccionou o andamento de obras públicas nos municípios de Benguela, Catumbela e Lobito, informou que estão em fase de conclusão a pavimentação e as passagens hidráulicas.

Henrique Victorino salientou que, tão logo termine esta fase, o empreiteiro vai começar com a sinalização e finalizar outros serviços que se impõem, cumprindo deste modo a promessa de entregar a obra até final de Novembro, data acordada.

“Nos últimos meses, estamos a fazer uma avaliação da reabilitação da Estrada Nacional 100 e o que nos dá algum conforto é saber que ainda este ano será entregue”, disse o coordenador, que não avançou o grau de execução até ao momento da obra, nem os custos.

A reabilitação da EN nº100 iniciou há dois anos e está a cargo da empresa chinesa Sinomach.

Reabilitação do troço Equimina/Lucira começa em breve

Por outro lado, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, anunciou para breve a reabilitação do troço Equimina/Lucira (Namibe), para o qual já foi realizado concurso público, estão apuradas as empresas construtoras e os recursos financeiros assegurados.

“No troço Equimina - Lucira, neste momento, estamos a trabalhar para fazer o enquadramento financeiro, realizando um adiantamento ao empreiteiro para começar a obra o mais rapidamente possível”, afirmou.

De acordo com o ministro, a ideia deste contrato é concluir também as pontes deste troço, entre a Lucira e o entroncamento com a Estrada Nacional 280.

Manuel Tavares de Almeida disse que o governo tem noção da importância do troço Equimina/Lucira e que está engajado nesta empreitada. Em relação a ligação com a Huíla, frisou que existe a mesma preocupação, que consta do plano de salvação das estradas, estando prevista a construção de pontes definitivas.

Já o vice-governador da província de Benguela para o sector Técnico e Infra-estruturas, Leopoldo Muhongo, apresentou algumas preocupações estruturais da província, como projecto de construção das 1.700 casas do Lobito Novo, para fazer a transferência das populações que estão em zonas de risco nos municípios do Lobito e da Catumbela.

Adiantou que as obras de drenagem das águas pluviais das zonas altas das cidades da Catumbela e do Lobito estão a um nível de 60 porcento de execução.

O ministro, que trabalhou algumas horas na província de Benguela, visitou as obras de reabilitação da Rua de Angola, construção de dique de confinamento lateral do rio Cavaco, com uma extensão de 155 metros, desassoreamento da vala do estádio do Buraco, com uma extensão de 1973 metros, limpeza da vala que liga à praia Bebé, dentre outras.

Leia também
  • 26/08/2019 13:45:33

    Automobilistas exigem melhorias na EN250

    Balombo - Utentes da estrada nacional 250 (EN250), no troço que liga a província de Benguela a do Huambo, manifestaram hoje, segunda-feira, o seu descontentamento pelo avançado estado de degradação e exigem a sua reabilitação, por colocar em risco a integridade dos passageiros e a conservação das viaturas.

  • 16/07/2019 12:35:49

    Vandalismo atrasa obras de terraplenagem da via rápida Lobito-Catumbela

    Lobito - O trabalho de terraplenagem da via rápida que vai ligar os municípios do Lobito e da Catumbela, na província de Benguela, registam algum atraso, devido a supostos actos de vandalismos contra os trabalhadores da empreiteira Sun-Estrada, soube hoje a Angop.

  • 02/07/2019 10:42:34

    Desobstruída passagem hidráulica do Bairro da Luz

    Lobito - A passagem hidráulica sob a linha férrea que atravessa o Bairro da Luz, na cidade do Lobito, província de Benguela, está já desobstruída, na sequência do processo de limpeza que beneficiou recentemente, visando escoar as águas pluviais, apurou hoje, terça-feira, a Angop.