Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

19 Fevereiro de 2020 | 09h22 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 09h22

Aerovia disponível para ajudar na recuperação das estradas do Lobito

Lobito - A unidade regional centro da Empresa de Construção de Aeródromos e Estradas (Aerovia E.P.), afecta ao ministério da Defesa, localizada no município do Lobito, tem capacidade para ajudar a administração local a resolver o problema das estradas, afirmou o seu Presidente do Conselho de Administração, Brigadeiro Domingos Francisco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vias urbanas degradadas na cidade do Lobito

Foto: Jose Honorio

Vias urbanas degradadas na cidade do Lobito

Foto: Jose Honorio

Segundo o PCA, que falava à margem da visita do ministro da Defesa, Salviano de Jesus Sequeira, a empresa tem técnicos capacitados e equipamentos, apesar de grande parte das máquinas estar em estado obsoleto ou a precisar de reparação.

“Além do equipamento, temos uma britadeira, onde retiramos vários tipos de brita, pedra e entulho, e um centro de produção de betão que necessita de ser recuperado”, explicou.

Quanto ao acervo da empresa, Domingos Francisco mencionou algum material, como camiões basculantes e cisternas, cilindros, retroescavadoras, pás carregadoras, bulldozers, vassoura mecânica e motoniveladora.

Durante a apresentação do quadro actual da empresa, o seu director, Cipriano Capepa, informou sobre algumas dificuldades que estão a impedir a mesma de exercer o seu verdadeiro papel.

A principal dificuldade, além da falta de investimentos, é a falta de uma declaração de não devedor ao Estado, sem a qual a Aerovia não pode participar em concursos públicos para conseguir empreitadas.

No fim da visita, o ministro fez algumas anotações para fazer um diagnóstico com vista a ajudar a encontrar soluções para reabilitação da empresa.

A Aerovia mudou de categoria em 2017, passando a ter um Conselho de Administração nomeado pelo Decreto Presidencial nº 73/17, ao invés de uma direcção-geral (até então nomeada pelo ministro da Defesa).

De recordar que munícipes do Lobito manifestaram-se nesta terça-feira (18) agastados com o actual estado das estradas da cidade e zonas periféricas, caracterizadas como tendo inúmeros buracos, falta de pavimento, poças de água, falta de sinalização, dentre outros aspectos que concorrem para uma melhor mobilidade dos automobilistas.  

Leia também
  • 18/02/2020 18:39:58

    Circulação rodoviária "caótica" no Lobito

    Lobito - As más condições das estradas da cidade do Lobito estão a provocar o "caos" na mobilidade rodoviária e os automobilistas reivindicaram, nesta terça-feira, melhorias na circulação automóvel, naquele município no litoral da província de Benguela.

  • 17/01/2020 17:35:40

    Falta de reabilitação de pedonal da Catumbela inquieta população

    Lobito - A falta de reabilitação de uma passagem pedonal metálica, já interdita em Dezembro último, na via Benguela/Lobito, junto à estação ferroviária do Negrão, no município da Catumbela, está a inquietar a população, que arrisca a vida ao atravessar pelas faixas de rodagem, apurou a ANGOP.

  • 16/01/2020 18:33:12

    Ravinas podem cortar circulação em três comunas da Ganda

    Ganda - Três ravinas de grandes extensões ameaçam cortar a circulação entre as comunas do Casseque, Chikuma e Ebanga, no município da Ganda (Benguela), informou hoje (quinta-feira) o director dos serviços técnicos da administração local, Adalberto Simão.