Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Maio de 2020 | 20h43 - Actualizado em 14 Maio de 2020 | 20h43

Iniciada construção da ponte sobre rio Luri em Camanongue

Camanongue - Uma ponte de betão sobre o rio Luri, para ligar a sede do município de Camanongue à localidade de Mucolongo, província do Moxico, começou a ser construída nesta quinta-feira, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O lançamento da primeira pedra para a construção da referida ponte com 20 metros de comprimento e sete de largura, avaliada em 23 milhões de Kwanzas, coube ao governador do Moxico, Gonçalves Muandumba.

Ainda hoje, o governador do Moxico lançou também a primeira pedra para a montagem de 70 postos de iluminação pública do tipo fotovoltaica, orçado em 57 milhões e 632 mil Kwanzas.

O projecto, que terá a duração de três meses, vai abranger bairros localizados ao longo da Estrada Nacional 180, nomeadamente Cassai Ponte, Camuleque, São João, Mazemba e Samalengue até a sede municipal de Camanongue, num percurso de mais de 25 quilómetros.

Na ocasião, a administradora municipal de Camanongue, Ana Filomena Chipóia, disse que os empreiteiros estão a realizar as obras com capitais próprios e tão longo forem disponibilizadas as verbas pelo Ministério das Finanças serão pagas de forma faseada.

O PIIM inclui ainda a construção de mais duas pontes de betão, sendo uma sobre o rio Mungueji e outra no Luachi, para facilitar a passagem de pessoas e mercadorias naquelas circunscrições.

Constam igualmente do plano, a edificação de seis sistemas de bombagem, tratamento e distribuição de água potável na localidade de Mucolongo, Sambavu e nos bairros Cassai Ponte, São João e Catueje.

Estancamento de ravinas e terraplanagens das vias da sede municipal, assim como a construção de duas escolas T7 no bairro João Baptista e na localidade de Mucolongo, num valor avaliado de mais de um bilhão de Kwanzas, consta também no PIIM, para o município de Camanongue.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, disse que espera o cumprimento dos prazos contratuais por parte dos empreiteiros, visto que os valores monetários, na sua maioria, já foram alocados.

Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, capital da província do Moxico, Camanongue conta com uma população de 32 mil e 761 habitantes, na sua maioria camponeses.  

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 21/01/2020 17:06:34

    Mais de seis mil quilómetros de estrada carecem de asfalto

    Cazombo - Mais de seis mil quilómetros de estradas da província do Moxico necessitam de asfaltagem, com vista o desenvolvimento social e económico da região, anunciou hoje, em Cazombo, município do Alto Zambeze, o vice-governador local para o sector técnico e infra-estruturas, Manuel Lituai.

  • 14/12/2019 12:21:04

    Estrada Luacano/Lago Dilolo ganha asfalto em 2020

    Luacano - A estrada que liga a sede municipal do Luacano à comuna Lago Dilolo, na província do Moxico, vai ser reabilitada em 2020, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 03/07/2019 20:02:06

    Vandalismo retarda obras de combate à ravina no Luena

    Luena - A vandalização no mês transacto de uma das máquinas da empresa de construção civil "Afavia", encarregue das obras de combate à ravina localizada no bairro "4 de Fevereiro", arredores da cidade do Luena, provocou a paralisação temporária dos trabalhos.