Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

26 Maio de 2020 | 17h34 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 18h19

Governo do Cuanza Sul reabilita vias de acesso do Sumbe

Sumbe - O governo da província do Cuanza Sul lançou hoje um plano de restauração de 23 quilómetros de vias de acesso de 24 bairros peri-urbanos da cidade do Sumbe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A empreitada, sob responsabilidade da Brigada de Conservação e Manutenção de Estradas, consiste na reposição das vias de acesso através de trabalhos de terraplanagem, arruamentos e drenagens das águas com vista a facilitar a circulação de pessoas e bens na periferia e devolver o bem-estar e segurança aos automobilistas.

Os trabalhos de restauro iniciam nesta sexta-feira no bairro da Assaca I e II, seguido do Américo Boavida, Pedra I e II, até terminar os 24 bairros, numa primeira fase, de um total de 42 que circundam a cidade do Sumbe.

Para o efeito, a brigada de manutenção, composta por 15 operadores, tem à sua disposição, entre outros equipamentos, duas carrinhas basculantes, três cilindros, duas retrinhas, duas pás carregadoras, duas niveladoras, caminhão de emulsão, um Bob Cat, dois tractores e duas carrinhas de três toneladas e meia.

Num acto de vistoria dos equipamentos e prontidão da Brigada de Conservação e Manutenção, o governador do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, confirmou que “em cerca de 90 dias a intervenção abrange 24 bairros. Depois do Sumbe, trabalhos similares serão executados nos restantes 11 municípios da província”.

Reconheceu a responsabilidade sobre a manutenção das máquinas, asseguramento do bem-estar dos operadores (…) e afirmou que isto envolverá a mobilização de uma logística, que obriga o governo da província a traçar as soluções para assegurar as empreitadas.

“Não podemos continuar a dizer que nos bairros não existem acessos, pois já sabemos. Não podemos continuar a dizer que as populações estão a sofrer, pois já sabemos. A população não consegue chegar aos hospitais porque os bairros inundam, também já sabem (…) temos sim é que resolver estes problemas trabalhando”, advertiu Job Capapinha.

Realçou que não existem muitas máquinas para realizar trabalhos nos 12 municípios, mas adiantou que haverá uma coordenação dos trabalhos para que as máquinas cedidas pelo governo central permitam terminar as obras no Sumbe e serem movimentadas para outras circunscrições.

Os trabalhos na periferia da cidade do Sumbe vão beneficiar 139 mil habitantes.

Leia também
  • 05/05/2020 13:15:49

    Obras na estrada Quibala/Mussende terminam este mês

    Cuanza Sul - As obras de reabilitação de 33 quilómetros da Estrada Nacional 240, que liga Quibala ao município do Mussende, na província do Cuanza Sul, terminam no final deste mês, afirmou nesta terça-feira, no Mussende, o vice-governador provincial para o sector técnico, Demétrio Sepúlveda.

  • 20/02/2020 16:40:55

    Lançada pedra para construção de escola com 12 salas de aula

    Saurimo - O administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, procedeu hoje ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma escola de 12 salas de aula, com capacidade para albergar mil e 80 alunos, na comuna do Sombo, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 12/02/2020 22:18:21

    Aplicação de asfalto no Porto Amboim vai a concurso público

    Porto Amboim - O vice-governador do Cuanza Sul para infra-estruturas e serviços técnicos, Demétrio Sepúlveda, informou hoje, no Porto Amboim, que será realizado um concurso público para o asfaltamento de 20 quilómetros da cidade, inserida no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).