Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

25 Junho de 2020 | 09h09 - Actualizado em 25 Junho de 2020 | 09h11

Governo melhora 28 km de estradas em Maka-Mombolo

Lobito - Um total de 28,5 quilómetros (km) de estradas estão a ser recuperados no trajecto entre a comuna do Maka-Mombolo e a sede municipal de Balombo, província de Benguela, para melhorar a circulação de pessoas e bens.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

As obras, que decorrem no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão ainda na sua fase inicial.

Actualmente, os trabalhos consistem na substituição dos solos, depois de concluída a limpeza dos primeiros dez quilómetros do troço.

Conforme o responsável da empresa encarregue da terraplanagem, Paulo Jorge, pretende-se, com a troca dos solos, responder a uma orientação da fiscalização e da Administração de Balombo. 

A administração local, dona da obra, exige intervenção a esse nível, para garantir maior durabilidade da via agora intervencionada. 

O empreiteiro anunciou que, paralelamente, serão terraplanados outros 14 quilómetros de vias terciárias em alguns bairros da sede municipal do Balombo, visando melhorar as condições de circulação dos veículos.

Enquanto isto, o administrador municipal do Balombo, Júlio Santos Kwanzas, explicou que, depois do inicio das obras, o empreiteiro foi chamado para proceder a uma correcção do tipo de solos que estavam a ser empregues na via com destino à comuna do Maka-Mombolo.

Informou, por outro lado, que a terraplanagem dos 30 quilómetros da via para a comuna do Chindumbo não arrancou, por razões técnicas. 

Todavia, disse, a Administração de Balombo tudo está a fazer para dar início à empreitada.

Por sua vez, o regedor municipal do Balombo, Filipe Faustino, prevê que a terraplanagem das vias secundárias vai facilitar o escoamento de produtos agrícolas, a partir das comunas para as sedes municipal e provincial.

Já o vice-governador provincial de Benguela para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Leopoldo Muhongo, precisou que só no Balombo está prevista a terraplanagem de 60 km de vias de acesso às três comunas, designadamente Maka-Mombolo, Chindumbo e Chingongo, incluindo os bairros da sede municipal.

Apesar da diversidade de obras de localidades para localidades, o vice-governador destacou a atenção das autoridades do município do Balombo à melhoria dos acessos entre a sede municipal, bairros, comunas e povoações, para viabilizar a mobilidade das pessoas e bens.

O PIIM foi lançado em meados de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, e prevê a concretização de projectos de vias de comunicação, repartidos pela colocação de asfalto, reabilitação e terraplanagem de estradas, bem como a instalação e reparação de pontes.

Situado a 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, sede da província, o município de Balombo tem uma superfície de 2.665 metros quadrados e conta, actualmente, com mais de 99 mil habitantes.

Leia também
  • 30/05/2020 19:39:06

    Autoridades cadastram cerca de 100 edifícios com níveis de degradação

    Benguela - Cerca de cem edifícios públicos e privados (institucionais e habitacionais) encontram-se cadastrados nos municípios de Benguela e Lobito, por apresentarem algum nível de degradação, soube hoje a Angop.

  • 27/02/2020 14:49:54

    Plano de Salvação recupera cinco troços rodoviários em Benguela

    Benguela - Cinco troços das estradas nacionais 105, 250 e 260, na província de Benguela, vão ser reparados no âmbito do Plano de Salvação dessas infra-estruturas, em curso no país, informou hoje, nesta cidade, o director provincial em exercício do INEA, Domingos Cipriano.

  • 19/02/2020 09:22:29

    Aerovia disponível para ajudar na recuperação das estradas do Lobito

    Lobito - A unidade regional centro da Empresa de Construção de Aeródromos e Estradas (Aerovia E.P.), afecta ao ministério da Defesa, localizada no município do Lobito, tem capacidade para ajudar a administração local a resolver o problema das estradas, afirmou o seu Presidente do Conselho de Administração, Brigadeiro Domingos Francisco.