Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

18 Julho de 2020 | 17h00 - Actualizado em 20 Julho de 2020 | 12h11

Estrada Nacional 260 beneficia de obras de melhoria

Benguela - O troço que liga a comuna de Catengue à sede municipal do Caimbambo, Estrada Nacional 260, 116 quilómetros a Sudeste de Benguela, está a beneficiar de obras de melhoria do seu tapete asfáltico e da sinalização horizontal e vertical, constatou hoje, sábado, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Director do Gabinete de Infra-Estruturas do município do Caimbambo, Lino Kanjangue

Foto: Carlos Benedito

Estrada Nacional 260 beneficia de obras de melhoria

Foto: Carlos Benedito

Enquadradas no Programa Nacional de Salvação de Estradas, as obras têm um prazo de execução de seis meses, estão orçadas em Akz 1.654.000.000,00 (Um bilhão e seiscentos e cinquenta e quatro milhões de kwanzas).

Pelo menos três dezenas de operários, na sua maioria jovens contratados localmente, e meios diversos, como cilindros, camiões basculantes, tractores e retroescavadoras, são visíveis a labutar ao longo do referido troço, com 33 quilómetros de extensão.

Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Municipal de Infra-Estruturas do Caimbambo, Lino Kanjangue, explicou estarem a reabilitar a via com acções de tapa-buracos e substituição de asfalto nas zonas danificadas, bem como de sinalização, para maior segurança dos automobilistas.   

O responsável referiu que o trânsito nesta via tem sido problemático, registando-se vários acidentes de viação, em função dos inúmeros buracos que a mesma apresenta, augurando por dias melhores.

Apelou aos automobilistas para observarem muita precaução durante a condução, porque os trabalhos ainda decorrem na via e a circulação, nalguns pontos, está a ser feita apenas numa faixa de rodagem.  

“Os automobilistas devem estar alertas e respeitar a sinalização existente, para evitarem acidentes”, enfatizou.

Lino Kanjangue disse que a empresa construtora tem idoneidade e que o material utilizado garante a durabilidade da estrada.

“Há um acompanhamento milimétrico, feito pela empresa fiscalizadora, para que a obra tenha a qualidade desejada”, enfatizou.

Automobilistas aplaudem reparação da via

Em contrapartida, automobilistas que utilizam a estrada nacional n.º 260 mostraram a sua satisfação pelo andamento das obras, de iniciativa governamental, que vão proporcionar um trânsito mais fluido e maior segurança aos utentes.

Para Feliciano Daniel, que efectua há 10 anos serviço de táxi no eixo Benguela/Caimbambo/Cubal/Ganda, a estrada apresenta muitos buracos, que têm provocado vários acidentes de viação e prejuízos avultados aos proprietários de viaturas.

“Actualmente, já não chego até ao município da Ganda, porque a via para lá do Cubal (EN 260) está muito pior”, frisou.

O taxista quer celeridade na execução das obras, cuja principal beneficiária será a população residente ao longo da via, e agradeceu ao Governo pela materialização deste projecto.

Já António Quessongo, que fazia o trajecto Catengue/sede municipal de Caimbambo, afirmou que usa essa via desde 1979 e que, ao longo dos anos, ela já esteve muito pior.

“A via estava muito mal, mas agora temos visto melhorias e estamos a gostar desse trabalho do Governo”, disse.

Apelou à prudência dos homens do volante quando a obra terminar, pois vaticina que com a melhoria da via, muitos serão aqueles que podem exceder a velocidade.

O Executivo aprovou, em 2019, USD 175 milhões para a execução do Plano Nacional de Salvação de Estradas, que visa recuperar cerca de 370 quilómetros de vias em mau estado de conservação nas 18 províncias do país.

O programa é uma acção que permitirá a recuperação dos troços de estradas em estado de degradação acentuada e que necessitam de intervenção imediata.

A sua concepção foi definida tendo em conta o estado de ruína dos pavimentos em determinados troços de estradas, cuja intervenção se consubstancia em reabilitação, conservação e manutenção de estradas.

Leia também
  • 08/07/2020 10:25:25

    Lobito terá nova avenida na orla marítima

    Lobito - A orla marítima do município do Lobito, a norte da província de Benguela, deve contar, nos próximos tempos, com uma nova avenida, com cinco quilómetros de comprimento e sete metros de largura, anunciou, recentemente, o administrador municipal adjunto, John Dalton de Carvalho.

  • 25/06/2020 09:09:13

    Governo melhora 28 km de estradas em Maka-Mombolo

    Lobito - Um total de 28,5 quilómetros (km) de estradas estão a ser recuperados no trajecto entre a comuna do Maka-Mombolo e a sede municipal de Balombo, província de Benguela, para melhorar a circulação de pessoas e bens.

  • 30/05/2020 19:39:06

    Autoridades cadastram cerca de 100 edifícios com níveis de degradação

    Benguela - Cerca de cem edifícios públicos e privados (institucionais e habitacionais) encontram-se cadastrados nos municípios de Benguela e Lobito, por apresentarem algum nível de degradação, soube hoje a Angop.