Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

28 Setembro de 2020 | 19h15 - Actualizado em 28 Setembro de 2020 | 19h12

Galangue tem vias de acesso melhoradas

Lubango - Nove quilómetros de estrada, dos 28 correspondentes ao troço rodoviário do desvio de Chipindo à comuna de Galangue, no Cuvango, foram terraplanados, no primeiro mês de obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras de terraplanagem

Foto: Belarmina Paulino

Trata-se de um importante troço para o escoamento da produção, já que Galangue é um dos maiores produtores de milho da província, com uma produção estimada em 105 mil toneladas ano.

O projecto de terraplanagem está avaliado em AKz 152.781.908, sendo um dos 12 contemplados no município no quadro do PIIM, que na globalidade estão orçados em dois mil milhões, 414 milhões e 720  Kwanzas.

À ANGOP, o director municipal de infra-estruturas, António São Francisco de Assis, disse que já foram limpos dezanove quilómetros de via.

A obra, iniciada em finais de Agosto, tem a duração de seis meses e prevê, para além da reconstrução do perfil da estrada, a construção de valas de drenagem.

O automobilista Pedro Cabral, munícipe do Chipindo, reconheceu que a melhoria da via de acesso à comuna do Galangue constitui um benefício para as comunidades vizinhas, já que é um troço com maior possibilidade de se escoar os produtos do campo.

Na sua visão, são obras que vão ajudar a trazer também novos empreendedores às aldeias circunvizinhas.

Por seu turno, Benvindo Canjunjo, morador no sector de Ndovala, ressaltou que a degradação da via fazia com que os 28 quilómetros pudessem ser feitos em mais de quatro horas e só com motorizadas.

O PIIM na Huíla está estimado em mais de AKz 41 mil milhões para 180 projectos sociais.

A sede comunal de Galangue dista 105 quilómetros da municipal e possui uma população estimada em 35 mil e 777 habitantes.

               

Leia também
  • 23/09/2020 16:04:49

    Empreiteiro esclarece obra do edifício da administração de Chipindo

    Lubango - O gestor da empresa Nova Raframaca, encarregue da construção do edifício da Administração Municipal do Chipindo, Raimundo Mateus, negou hoje, quarta-feira, no Lubango, a existência de qualquer processo-crime contra a sua empresa movido pelo Governo da Huíla, face a possíveis erros de execução na obra.

  • 17/09/2020 19:23:12

    Angola abre nova era na construção de estradas

    Mussende - O ministro das Obras Públicas e Urbanismo, Manuel Tavares de Almeida, afirmou hoje, na vila do Mussende, província do Cuanza Sul, que o país abriu uma nova era no domínio da construção de estradas, com base nos padrões da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

  • 17/09/2020 18:39:13

    Plano Nacional de Salvação de Estradas condicionado

    Dondo - A execução das obras de conservação e manutenção de estradas inseridas no Plano Nacional de Salvação de Estradas, aprovada pelo governo angolano em 2019, está condicionado devido as dificuldades financeiras e à pandemia da Covid-19.