Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

13 Outubro de 2020 | 11h04 - Actualizado em 13 Outubro de 2020 | 12h11

Huíla: Reposta circulação entre Caluquembe e Caconda

Caconda - Sete dias após o desabamento da passagem hidráulica entre os municípios de Caluquembe e Cancoda, o tráfego rodoviário foi reposto segunda-feira neste troço, com a reparação da ponte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Obras de reposição da passagem hidráulica Caluquembe - Caconda

Foto: Morais Silva

Os trabalhos, paliativos, repuseram as anilhas que funcionam como condutas para as águas pluviais, assim como foi reforçado com entulhos o perfil da via, para que aguente as próximas chuvas, até que chegue uma ponte de construção definitiva.

A circulação entre o município de Caconda e o resto da província da Huíla, através de Caluquembe, tinha sido interrompida na passada terça-feira, após a passagem hidráulica sobre o rio Yumbi ter sido arrastada pela enxurrada.

Falando hoje, terça-feira, à Angop, em Caconda, o administrador local, Nandim Capenda, apelou para a necessidade da construção de uma ponte definitiva nesta estrada nacional.

“A circulação de pessoas e bens já está a ser feita por intermédio da EN 354, mas defendemos que o ideal seria colocar uma ponte definitiva no local, pois é a terceira vez que a mesma passagem hidráulica é arrastada pela correnteza, pelo que não se descartam novos desabamentos”, observou.

A primeira situação deu-se em Fevereiro e a segunda em Abril deste ano. Por se tratar de uma estrada nacional, o administrador disse ser da responsabilidade do Ministério da Construção.

O município de Caconda dista a 236 quilómetros a Norte da cidade do Lubango e tem  201 mil e 414 habitantes. Neste momento, tem apenas ligação com a província do Huambo, através da comuna do Cuíma.

Assuntos Pontes   Província » Huíla  

Leia também
  • 29/09/2020 19:24:23

    Pontes no Chipindo carecem de reabilitação urgente

    Chipindo - Três pontes sobre os rios Tchiconde, Tchikuanho e Elombo, no troço que liga o Cuvango à sede municipal do Chipindo, passando pela comuna do Bunjei, na província da Huíla, carecem de reabilitação urgente, dado o risco de desabamento iminente.

  • 28/09/2020 19:15:06

    Galangue tem vias de acesso melhoradas

    Lubango - Nove quilómetros de estrada, dos 28 correspondentes ao troço rodoviário do desvio de Chipindo à comuna de Galangue, no Cuvango, foram terraplanados, no primeiro mês de obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM).

  • 23/09/2020 16:04:49

    Empreiteiro esclarece obra do edifício da administração de Chipindo

    Lubango - O gestor da empresa Nova Raframaca, encarregue da construção do edifício da Administração Municipal do Chipindo, Raimundo Mateus, negou hoje, quarta-feira, no Lubango, a existência de qualquer processo-crime contra a sua empresa movido pelo Governo da Huíla, face a possíveis erros de execução na obra.