Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

16 Outubro de 2020 | 19h59 - Actualizado em 16 Outubro de 2020 | 20h02

PIIM beneficia vias do Sambizanga

Luanda - Quatro ruas de importante circulação de transeuntes e veículos no Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, estão a ser melhoradas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Administrator do Distrito Urbano do Sambizanga, Tomás Bica, em visita de obras incluídas no PIIM

Foto: Emerson Hossi

Administrador do Distro Urbano do Sambizanga, Tomás Bica, final da visita as ruas em obras

Foto: Emerson Hossi

Trata-se das ruas Comandante Bula, Lobito, Benguela e Centro Cultural Agostinho Neto que terão tapete asfáltico e sistema de drenagem das águas residuais.

Neste momento, por exemplo, decorrem escavações na via do Centro Cultural Agostinho Neto, sob responsabilidade da empresa angolana Omatapalo.

Essas obras, que contam ainda com a intervenção da empresa nacional, Angolaca, foram nesta sexta-feira visitadas pelo administrador distrital, Tomás Bica.

No final da visita, Edris de Sousa Dumbo, director de obra da Omatapalo, disse que a sua empresa está encarregue de melhorar a via do Centro Cultural Agostinho Neto e a rua de Benguela.

“ Estamos com um ligeiro atraso nos trabalhos, mas estamos a correr para que consigamos estabelecer o tempo indicado, com o dono da obra, que inicialmente estava previsto para 18 meses”, asseverou.

Fez saber que tiveram a abertura das suas actividades, há pouco mais de uma semana, com trabalho preliminar de limpeza das vias, assentamentos dos colectores e caixas de drenagem pluviais.

O administrador Tomás Bica está convencido que com as intervenções em curso nas quatro vias, o problema da aglomeração de água da chuva será sanado.

Recordou que a rua do Centro Cultural Agostinho Neto, “quando chovesse, era um caos”.

“ Com essas intervenções, teremos o problema resolvido. As vias terão passeios, iluminação pública e arborização para atender àquilo que eram as preocupações gritantes dos munícipes”, sublinha Tomás Bica.   

  Marisa Miguel, residente há 40 anos no Bairro Operário, mostrou-se satisfeita pela intervenção nas ruas do Sambizanga, particularmente do Centro Agostinho Neto que fica muito alagada.

“ Graça a Deus, isso é um benefício para nos moradores porque nós já passamos mal aqui”, sublinhou.

Quem igualmente corrobora da opinião de Marisa Miguel, é o munícipe Horácio António que aplaude a iniciativa do Governo porque o Bairro Operário é histórico.

Horácio António destaca a boa comunicação existente entre a administração distrital do Sambizanga e os moradores, já que, estes últimos participam na gestão da circunscrição.

Além das quatro ruas em intervenção, o PIIM no Sambizanga comporta ainda a construção de uma escola, de sete salas e um campo polidesportivo.  

Leia também
  • 09/10/2020 18:14:50

    Troço Camama/Viana reabilitado até Janeiro de 2021

    Luanda - O troço Camama/Viana será alvo de obras de reabilitação definitivas nos próximos seis meses, devendo estar concluído em Janeiro de 2021, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA).

  • 17/09/2020 21:40:14

    Viaduto do Cazenga é inaugurado sexta-feira

    Luanda - O viaduto Luanda/Cazenga, localizado entre os distritos urbanos do Rangel e do Tala-Hady, na capital do país, será inaugurado esta sexta-feira (18 de Setembro).

  • 12/08/2020 17:13:00

    LEA deve resgatar papel de excelência

    Luanda - O Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), no âmbito do programa de construção de infra-estruturas com qualidade, deve resgatar o seu papel de excelência, declarou hoje o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida.