Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Fevereiro de 2011 | 12h41 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2011 | 12h41

Município do Bula Atumba necessita de um médico

Bengo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bula Atumba – O sector de saúde do município do Bula Atumba, que dista 235 quilómetros a nordeste da cidade de Caxito, capital da província do Bengo, necessita de um médico de clínica geral para atender os mais de 12 mil habitantes da circunscrição.
 

Em declarações hoje à Angop, o director-geral do hospital municipal do Bula Atumba, Hilário Fernandes Ernesto, disse que o município dispõe apenas de um médico angolano de clínica geral e 33 enfermeiros.
 

Realçou que o hospital necessita de mais 30 enfermeiros para serem colocados nos centros e postos de saúde do Kiaji, Kuangulele, Mangumbo, Kiangala, Kimuenga, Kindambo, Kaculo Kahenda e no hospital municipal.
 

“Diariamente atendemos entre 20 a 30 pacientes e recebemos reclamações da população da necessidade de mais um médico especializado, principalmente em clínica geral, de forma a atender os pacientes de outras unidades sanitárias na região”, frisou.
 

As doenças mais frequentes no município do Bula Atumba são a malária, doenças diarreicas e infecções urinárias.
 

Assegurou que em termos de fármacos o hospital está bem servido, uma vez que tem recebido regularmente medicamentos a partir do depósito provincial.
 

Perspectivou para o presente ano a melhoria em termos de assistência médica-medicamentosa.
 

Segundo Hilário Ernesto, a rede sanitária do município é composta por um hospital municipal, um centro de saúde e nove postos médicos.   

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 15/05/2014 05:21:07

    Bengo: Técnicos de Diagnósticos e Terapêutica recomendam mais formação

    Caxito - Membros do Conselho Provincial dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do Bengo, reunidos quarta-feira, em Caxito, província do Bengo, recomendaram a formação contínua do pessoal do sector da saúde, com vista a melhoria dos serviços nas unidades sanitárias na região.

  • 30/04/2014 16:59:27

    Bengo: Técnicos de saúde concluem formação sobre introdução da vacina rotavírus

    Caxito - Vinte e sete técnicos de Saúde da província do Bengo concluíram hoje, quarta-feira, em Caxito, uma acção formativa sobre a introdução da vacina rotavírus, recentemente lançada no país.

  • 21/04/2014 13:46:39

    Bengo: Mais de um milhão de mosquiteiros serão distribuidos este ano

    Caxito - Um milhão e 463 mil mosquiteiros impregnados com insecticida serão distribuídos este ano na província do Bengo, informou hoje, segunda-feira, o supervisor provincial do Programa de Combate à Malária, André Manuel Pedro.

  • 19/04/2014 04:43:59

    Bengo: Médicos formados sobre VIH/Sida

    Caxito - Vinte e oito médicos de diversas especialidades dos seis municípios da província do Bengo, terminaram nesta quinta-feira, em Caxito, o seminário sobre prevenção e tratamento do VIH/Sida, promovido pela Direcção provincial de Saúde no Bengo, em colaboração com o Instituto Nacional de Luta contra Sida.