Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

21 Novembro de 2011 | 11h32 - Actualizado em 21 Novembro de 2011 | 11h31

Técnicos de saúde aprimoram conhecimentos em técnicas de atendimento pré-hospitalar

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo – Quarenta e três técnicos de saúde dos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, Londuimbali e Katchiungo, participam desde hoje numa acção formativa para aprimorar os conhecimentos sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar.

O evento da iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a empresa privada de gestão e saúde MOSMID, a decorrer de 21 a 25 deste mês, servirá para os participantes abordarem a aplicação dos princípios de biomecânica do trauma à avaliação do doente e a sistematizar as etapas distintas envolvidas no processo atendimento do paciente traumatizado.

Temas como o uso do calor cervical, tábua especial e mobilização de esqueleto apendicular, reanimação cardiopulmonar em adultos, principais diferenças no atendimento a criança e lactentes, uso de desfibrilador externo automático e observação de várias áreas do corpo constam igualmente da agenda de trabalho do curso de formação dos técnicos de saúde.

A cerimónia de abertura da acção formativa foi orientada pelo director provincial em  exercício da Saúde no Huambo, Cesário Sapalo, destacando que uma emergência médica é uma situação ou problema que põe em causa a sobrevivência ou a morte de uma pessoa.

“Com o crescimento da população e o aumento de meios rolantes são inúmeros os acidentes, sobretudo causados por veículos e motorizadas, onde maior parte das pessoas que prestam os primeiros socorros aos sinistrados não têm conhecimentos de medidas que podem e devem ser tratados para ajudar a vítima”, realçou.

O responsável destacou que o dia-a-dia dos serviços médicos mostram que ninguém está isento, pois o surgimento de um acidente, de um enfarto, de uma intoxicação ou queimadura podem ocorrer sem aviso, colocando vidas em sofrimento e em risco.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 07/02/2019 18:01:23

    Sindicato da saúde ainda descontente com o salário mínimo

    Huambo - A reivindicação do aumento salário mínimo nacional constitui uma das prioridades, para este ano, do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Administração Pública e Serviços, em prol da melhoria das condições de vida das pessoas que o auferem, apesar da recém actualização.

  • 06/02/2019 19:41:51

    Sindicalistas defendem transição de categoria dos quadros licenciados da saúde

    Huambo - Os membros do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Administração Pública e Serviços, na província do Huambo, defenderam hoje, quarta-feira, a transição e actualização das categorias de todos os quadros do sector da Saúde que tenham concluído cursos de licenciatura

  • 06/02/2019 19:38:35

    Hospital central vai ter programa específico de avaliação do desempenho

    Huambo - O hospital central da província do Huambo vai ter, em breve, um contrato-programa de avaliação específica do grau de desempenho dos seus trabalhadores nas diversas especialidades.

  • 01/02/2019 13:11:01

    Hemoterapia do hospital com mais sangue

    Huambo - Vinte e cinco litros de sangue foram doados hoje, sexta-feira, à hemoterapia do hospital central do Huambo, por funcionários do Gabinete local do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e militares da região centro.