Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Dezembro de 2012 | 12h00 - Actualizado em 10 Dezembro de 2012 | 12h00

Sector da Saúde capacita parteiras tradicionais sobre a prevenção do Vih/Sida

Bié

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Kuito - Cento e cinquenta parteiras tradicionais, seleccionadas em diversas aldeias na região, foram capacitadas no Kuito, sobre as normas de aconselhamento e as formas de prevenção do Vih/Sida, na província do Bié. 

Falando à Angop, o supervisor provincial do programa de luta contra o Vih/Sida no Bié, Adelino Camato, sublinhou que a acção tem como o objectivo evitar a transmissão da Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo, da mãe para o bebe, bem como a sua propagação no seio das comunidades rurais.

Asseverou ainda existirem condições suficientes nos hospitais e centros maternos infantis para a realização de campanhas de aconselhamento e testagem voluntária, sublinhando a necessidade da sociedade civil, em especial jovens aderirem as mesmas, visando saber o seu estado serológico.

Disse ainda que até Agosto de 2012, 254 novos casos de Vih/Sida foram registados nas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) instalados a nível da província do Bié.

Foram ainda testadas, afirmou, sete mil 486 pessoas, sendo quatro mil 733 mulheres, em diversas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntário (CATV) desta parcela do país.

O sector de saúde notificou, este ano, 13 óbitos por essa enfermidade, tendo ainda efectuado 35 partos em gestantes portadoras do vírus da Sida.

No Bié realiza-se a testagem do VihH/Sida, precisou, em 48 unidades hospitalares, entre hospitais e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntário (CATV).

No período em causa, o programa de luta contra o Vih/Sida no Bié distribuiu 574 mil 800 preservativos, 100 mil panfletos, 50 folhetos e cinco mil livros de activistas.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 06/02/2019 16:39:13

    Aldeia de Chiculungo ganha posto de saúde

    Nhârea - A população da aldeia de Chiculongo, na comuna da Gamba (município de Nhârea), cerca de 210 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié, ganhou, nesta quarta-feira, um posto de saúde com 12 camas.

  • 28/01/2019 17:33:29

    Hospital do Bié recebe doação de 80 bolsas de sangue

    Cuito - Oitenta militantes da JMPLA, na província do Bié, doaram, nesta segunda-feira, 80 bolsas de sangue à secção da hemoterapia do hospital provincial do Bié.

  • 15/01/2019 15:58:03

    Hospital Provincial do Bié recebe sangue

    Cuito - Cento e vinte e cinco mililitros de sangue foram doados hoje, terça-feira, à secção de hemoterapia do Hospital Provincial do Bié, localizada na cidade do Cuito, por funcionários da Delegação do Ministério Interior na circunscrição.

  • 14/01/2019 16:50:25

    Malnutrição mata 164 crianças no Bié

    Cuito - Cento e sessenta e quatro crianças menores de cinco anos morreram vítimas de malnutrição severa, em 2018, no Centro Nutricional Terapêutico (CNT) do município do Cuito, província do Bié, menos vinte e oito óbitos, em comparação a 2017.