Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2012 | 18h42 - Actualizado em 07 Junho de 2012 | 18h42

Jornadas debatem sobre tratamento de tuberculose

Benguela

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cubal – As segundas jornadas científicas do Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz, município de Cubal, província de Benguela, realizam-se nessa sexta-feira, sob tema “Manuseamento da tuberculose multirresistente”.

O encontro, com duração de apenas um dia, serve para actualizar os conhecimentos dos profissionais, tendo em conta o manuseio do tratamento dos doentes com tuberculose resistente.

Aborda, entre outros, os temas “Manuseamento da tuberculose multirresistente-pate l e ll”, “Co-infecção VIH-TBC”, “Epidemiologia da tuberculose (Visão global e nacional), tuberculose no Cubal”, “A luta contra a tuberculose conhecendo ao velho inimigo” e “Estratégias para aumentar a adesão”.

As jornadas, com prelectores espanhóis idos do Hospital Universitário de Vall d’Hebrón de Barcelona (Espanha), vão contar com mais de 112 participantes, entre académicos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila e técnicos de enfermagem do município anfitrião e dos de Benguela, Lobito, Balombo, Bocoio, Ganda e Caimbambo.

A directora-geral daquela unidade hospitalar do Cubal, Maria Milagros, que falava à Angop, reconheceu a importância da promoção do encontro, dada a necessidade da conjugação de esforços para garantir um atendimento eficaz aos doentes e ainda pela prevalência da tuberculose na região.

Notou que a preocupação continua a ser a resistência dos doentes em medicação, daí que o Hospital Diocesano, com o Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela e o Hospital Universitário VALL d’HEBRÓN deseje realizar estudos sobre administrar medicamentos especiais para doentes com tuberculose resistente.

Maria Milagros reconheceu a inexistência de medicamentos para o tratamento da tuberculose, no país, como a causa da ida de pacientes diagnosticados com essa patologia ao mercado informal, onde adquirem antibióticos e paracetamol, invés dos fármacos apropriados.

Considerou que, com a abertura de mais postos de atendimento, o número de pacientes internados no Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz tem vindo a reduzir ano após ano, tendo em 2011sido atendidas 800 pessoas naquela unidade.

O centro de tratamento do Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz, no qual estão internados 120 pacientes, tem capacidade de 500 camas, estando prevista uma redução para metade, com a reabilitação das instalações, para garantir melhores condições de atendimento.

As Primeiras Jornadas Científicas do Hospital Diocesano, da Missão Católica no Cubal, resultam duma parceria entre aquela instituição, o Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela e o Hospital Universitário de Vall d’Hebron.

Em 2011, o tema central foi o VIH/SIDA em adultos.

Leia também
  • 23/01/2015 00:10:56

    Benguela: Bocoio é o município mais afectado pela Lepra na província

    Benguela - Pelo menos 46 novos casos de Lepra foram diagnosticados em 2014, no município do Bocoio, sendo a localidade mais endêmica da província de Benguela, segundo as autoridades sanitárias.

  • 21/01/2015 19:39:25

    Miss Benguela oferece brinquedos a crianças em dois hospitais do Cubal

    Cubal - Cem crianças internadas na pediatria dos hospitais Municipal e Missionário do Cubal receberam, nesta quarta-feira, brinquedos oferecidos pela Miss Benguela, Marcelina Kazengay, em acto integrado no programa comemorativo do 47º aniversário da localidade, a assinalar-se a 23 de Janeiro corrente.

  • 19/01/2015 17:49:48

    Benguela: Maternidade do Cubal realiza 17 partos na semana finda

    Cubal - Dezassete parturientes deram à luz na semana finda, na Maternidade do Hospital Municipal do Cubal, situado a 150 quilómetros da cidade de Benguela, apurou, esta segunda-feira, a Angop de uma fonte hospitalar.

  • 07/01/2015 08:09:44

    Benguela: Autoridades sanitárias introduzem novas vacinas

    Benguela - Dois tipos de vacina - VPI, para a prevenção da poliomielite e Papiloma ( vacina polivalente)- serão introduzidas, este ano, pelas autoridades sanitárias da província de Benguela, para melhorar o grau de imunidade da população, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário.