Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Agosto de 2013 | 06h26 - Actualizado em 25 Agosto de 2013 | 06h26

Município de Dange Quitexe ganha serviços de radiologia e hemoterapia

Uíge - A população do município do Quitexe, a 40 quilómetros da cidade do Uíge, beneficia desde sexta-feira dos serviços de radiologia e hemoterapia da unidade hospitalar local, no âmbito do programa de melhoramento da assistência médica na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os novos serviços foram inaugurados pela directora provincial da Saúde do Uíge, Luisa Cambuta, no âmbito das comemorações dos 101 anos de existência da vila do Quitexe.

Segundo ela, “os meios enquadram-se no programa de combate à pobreza, um dos compromissos assumidos pelo Governo angolano, com vista a minorar as dificuldades e melhoria das condições de vida da população”.

Garantiu que esforços continuam a ser evidenciados pelo Executivo para satisfazer cada vez mais as necessidades das populações, consubstanciados no aumento de infra-estruturas, técnicos de saúde e outros meios.

Para o técnico de radiologia do Uíge André António, foram montados equipamentos sensíveis de radiologia para atender  traumas de menor gravidade, situações respiratórias agudas, lesões localizadas em regiões com menor complexidade, fracturas sensíveis e outras patologias somáticas.

“A secção foi equipada com aparelho de radiação portátil, máquinas de revelação de imagens de pequeno porte e aparelhos para garantir a luminosidade indicada profissionalmente”, explicou.

O administrador municipal do Quitexe, Salvador Lindo Bernardo, enalteceu os esforços e disse que irão reduzir as dificuldades que a população enfrentava neste domínio.

Disse, por outro, que se prevê a construção de um hospital municipal de referência na circunscrição, facto que irá melhorar a assistência médica e medicamentosa tendo em conta a demanda da população.

Assuntos Doença  

Leia também
  • 17/01/2019 08:23:18

    Quarenta casos de malnutrição no hospital de Chitato em 15 dias

    Dundo - O hospital municipal do Chitato registou, na primeira quinzena de Janeiro, 40 ocorrências de malnutrição, dos quais 18 com internamento e 22 casos ambulatórios.

  • 14/01/2019 16:50:25

    Malnutrição mata 164 crianças no Bié

    Cuito - Cento e sessenta e quatro crianças menores de cinco anos morreram vítimas de malnutrição severa, em 2018, no Centro Nutricional Terapêutico (CNT) do município do Cuito, província do Bié, menos vinte e oito óbitos, em comparação a 2017.

  • 10/01/2019 17:21:08

    Casos de hipertensão reduzem no Bié

    Cuito - As unidades sanitárias da província do Bié atenderam em 2018 doze mil 483 casos de hipertensão arterial, contra os 24 mil e 16 registados em 2017, fruto das campanhas de sensibilização desenvolvida pelo Gabinete da Saúde da circunscrição.

  • 04/01/2019 16:15:57

    Raiva mata mais de trinta pessoas no Bié

    Cuito - Trinta e seis pessoas morreram de raiva na província do Bié, em 2018, mais 22 óbitos em relação a 2017, informou hoje, sexta-feira, na cidade do Cuito, o director do Gabinete da Saúde da região, João Cacungula.