Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Agosto de 2013 | 06h26 - Actualizado em 25 Agosto de 2013 | 06h26

Município de Dange Quitexe ganha serviços de radiologia e hemoterapia

Uíge - A população do município do Quitexe, a 40 quilómetros da cidade do Uíge, beneficia desde sexta-feira dos serviços de radiologia e hemoterapia da unidade hospitalar local, no âmbito do programa de melhoramento da assistência médica na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os novos serviços foram inaugurados pela directora provincial da Saúde do Uíge, Luisa Cambuta, no âmbito das comemorações dos 101 anos de existência da vila do Quitexe.

Segundo ela, “os meios enquadram-se no programa de combate à pobreza, um dos compromissos assumidos pelo Governo angolano, com vista a minorar as dificuldades e melhoria das condições de vida da população”.

Garantiu que esforços continuam a ser evidenciados pelo Executivo para satisfazer cada vez mais as necessidades das populações, consubstanciados no aumento de infra-estruturas, técnicos de saúde e outros meios.

Para o técnico de radiologia do Uíge André António, foram montados equipamentos sensíveis de radiologia para atender  traumas de menor gravidade, situações respiratórias agudas, lesões localizadas em regiões com menor complexidade, fracturas sensíveis e outras patologias somáticas.

“A secção foi equipada com aparelho de radiação portátil, máquinas de revelação de imagens de pequeno porte e aparelhos para garantir a luminosidade indicada profissionalmente”, explicou.

O administrador municipal do Quitexe, Salvador Lindo Bernardo, enalteceu os esforços e disse que irão reduzir as dificuldades que a população enfrentava neste domínio.

Disse, por outro, que se prevê a construção de um hospital municipal de referência na circunscrição, facto que irá melhorar a assistência médica e medicamentosa tendo em conta a demanda da população.

Assuntos Doença  

Leia também
  • 02/11/2018 07:42:40

    ANASO preocupada com insuficiência de preservativos e testes de HIV/Sida

    Luanda - A insuficiência no stock de preservativo e testes para o VIH/Sida, está a preocupar a Rede Angolana das Organizações Não-Governamentais de Luta Contra o VIH/Sida (ANASO), uma vez que o país regista anualmente 28 mil novos casos de infecção, deu a conhecer quinta-feira, em Luanda, o seu secretário-geral António Coelho.

  • 31/10/2018 14:32:44

    Higiene bucal previne cárie

    Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.

  • 26/10/2018 17:54:07

    Hospital regista mais de novecentos casos de má nutrição

    Cuito - Novecentos e seis casos de má nutrição foram diagnosticados, de Janeiro a Outubro deste ano, no Centro Nutricional Terapêutico do Hospital Provincial do Bié, situado na cidade do Cuito.

  • 19/10/2018 02:34:25

    Governador quer medidas permanentes de prevenção da cólera

    Andulo - O governador do Bié, Pereira Alfredo, alertou, no município do Andulo, a necessidade da população continuar a primar pela melhoria do saneamento básico, para evitar o surgimento de casos de cólera na província.